últimas notícias

Acervo

Passageiros reclamam de atraso e lotação em ônibus da Grande SP

Recentemente, a Viação Pirajuçara integrou 17 novos ônibus a frota, mas o serviço na região ainda é alvo de críticas Por Matheus Herbert De São Paulo

Recentemente, a Viação Pirajuçara divulgou que 17 novos ônibus intermunicipais passaram a integrar a frota na região sudoeste da Grande São Paulo, mas os serviços ainda são alvos de críticas pelos passageiros. Superlotação, falta de novos ônibus e atrasos lideram as reclamações de que utiliza diariamente os coletivos. Os novos veículos atendem as linhas 459, 090 e 078, todas elas com saída de Embu das Artes, mas que passam por Taboão da Serra até chegar à Capital.

“Consegui pegar apenas uma vez o novo ônibus da linha 459, que realmente é novo e conta com ar-condicionado. Porém, a renovação não deveria acontecer apenas em algumas linhas mas sim em toda a frota. O pior é quando você vai retornar para casa depois das 22h, já cansada, e ainda precisa voltar em pé porque os ônibus estão lotados”, disse a dona de casa Helena Fernandes, de 54 anos, que mora em Taboão da Serra.

Pegar os novos ônibus não é tarefa fácil e é preciso ter paciência e tempo para aguardar a chegada dos coletivos. Na última quarta-feira, a reportagem ficou 40 minutos em um ponto da região central da cidade de Taboão da Serra, próximo à praça Nicola Vivilechio, e não constatou nenhum ônibus da nova frota.

“Queria pegar um novo ônibus da linha 078 mas não vou esperar mais e pegarei o primeiro que passar. Precisam aumentar o número de ônibus por linhas e melhorar a qualidade. Algumas linhas os ônibus são sucateados”, disse a dona de casa Edileuza Maria, de 47 anos.

A reportagem tentou entrar em contato com a Viação Pirajussara, que faz parte do consórcio Intervias, mas a empresa não conta com assessoria de imprensa.

A Gazeta também contatou a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresa estadual que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano. Em nota, a EMTU informou que “em 2019 a Viação Pirajuçara, que faz parte do Consórcio Intervias, cadastrou, nesta gerenciadora, quatro ônibus zero quilômetro para operar em linhas metropolitanas da região sudoeste de São Paulo. A distribuição dos veículos nas linhas intermunicipais da região é prerrogativa da concessionária. Com relação às linhas citadas, a 459 opera com 95 partidas nos dias úteis; a linha 090 tem 98 partidas diárias e a linha 078 conta com 121 partidas”.

Tops da Gazeta