últimas notícias

Operação combate mosquitos e escorpiões

Prefeitura de Taboão realiza operação desde janeiro e já atendeu mais de seis bairros; ação recolhe móveis velhos Por Matheus Herbert De São Paulo

Os bairros de Taboão da Serra continuam passando por um mutirão de limpeza contra escorpiões e o mosquito Aedes aegypti. Desde o início de janeiro, a prefeitura realiza a "Operação Verão" na cidade, com o objetivo de recolher móveis velhos e outros objetos de terrenos abandonados. Mais de seis bairros já foram atendidos e nesse sábado, dia 9, os trabalhos serão realizados no Parque Marabá e Jardim das Oliveiras.

A operação é realizada de forma conjunta pelas Secretarias de Saúde, Manutenção e Defesa Civil com o Cata-Bagulho. Os bairros CSU, Parque Pinheiros, Jardins Beatriz, Saint Moritz, Salete, Parque Jacarandá e Ponte Alta já foram atendidos e mais de duas mil toneladas de objetos em desuso foram retirados pelo Cata-Bagulho.

"O combate ao mosquito da dengue e a proliferação de escorpiões começa com a prevenção dentro de casa, não deixando acumular água em recipientes e evitando o acúmulo de lixo e entulho que é o local onde os escorpiões e roedores costumam se alojar", comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Já o secretário de Manutenção, Daniel Bogalho, lembrou que o trabalho da pasta é manter a cidade limpa e organizada com as manutenções diárias. "O trabalho da Operação Verão começa na semana que antecede a ação da prefeitura no bairro. No dia só passamos com o Cata Bagulho pelas ruas. Mas, os moradores precisam ajudar nessa prevenção seguindo as orientações da Secretaria de Saúde e não deixando que sua rua vire deposito de entulho e lixo", disse Bogalho.

O coordenador da Defesa Civil, Mario da Silva Gomes, ressaltou que os moradores precisam deixar os móveis na calçada. "Os funcionários da Defesa Civil não estão autorizados e entrarem na residência ou nos comércios para retirada dos objetos. Precisa deixar na calçada a partir das 8h e desta forma o caminhão passa e faz a coleta".

Mais informações sobre a operação e os serviços podem ser acessadas no site da administração.

Disque Cata-Bagulho

O morador que precisa jogar fora móveis velhos e eletrodomésticos quebrados não precisa esperar a Operação Verão chegar ao bairro.

De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, o morador pode agendar o atendimento pelo Disque Cata-Bagulho. O telefone é (11) 4788-4100 e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tops da Gazeta