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SOS Cidadão já atendeu mais de 17 mil em São Caetano

Central concentra os chamados de Saúde, Segurança, Defesa Civil, acidentes de trânsito e qualquer situação de urgência e emergência Da Reportagem De São Paulo

A Prefeitura de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, divulgou ontem (26) um balanço de atendimentos da central SOS Cidadão 156. A central unificou em março do ano passado o serviço de urgência e emergência da cidade e soma 17.196 atendimentos em um ano.

De acordo com a administração, o departamento concentra os chamados de Saúde, Segurança, Defesa Civil, acidentes de trânsito e qualquer situação de urgência/emergência.

O serviço é oferecido 24 horas por dia, por meio dos números 156 e 0800 7000 156. Ambulâncias, motos, bicicletas e veículos de apoio e de intervenção integram a frota para os atendimentos.

Ainda de acordo com a prefeitura, todos os chamados passam pela análise de um médico regulador, que os classifica por cores, de acordo com a gravidade de cada caso. A cor vermelha representa risco iminente de morte (atendimento em até dez minutos). Já a cor amarelo, risco de agravo à saúde (até 1 hora). A cor verde, casos não-urgentes (até 3 horas).

"Nosso tempo-resposta médio é de cinco minutos. Ou seja: a partir do chamado de um caso grave, em cinco minutos a ambulância chega ao local. Uma condição que faz a diferença e salva muitas vidas.", ressalta a coordenadora do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz.

Cerca de 80% dos chamados são referentes a casos clínicos, como suspeitas de infarto, convulsões e hemorragias. As chamadas de Segurança são transmitidas imediatamente para as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), em casos como furto, roubo e indivíduos em atitude suspeita - a corporação atua de maneira integrada à Polícia Militar.

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