últimas notícias

Faixa exclusiva para motos é implantada em Taboão

Faixa de retenção dá mais segurança aos motociclistas, que ficam na área exclusiva quando semáforo fecha Por Nely Rossany De São Paulo

Comum nas ruas e avenidas da Capital, as faixas de retenção para motociclistas começam a ser implantadas em Taboão da Serra. A primeira a receber a nova sinalização na pista foi a estrada Kizaemon Takeuti, uma das vias mais movimentadas da cidade. A estrada começa na divisa com São Paulo e termina no limite com Embu das Artes, registrando trânsito intenso, principalmente nos horários de pico.

O principal objetivo é proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com os automóveis no momento da largada no verde do semáforo.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, a iniciativa deve contribuir para a diminuição no número de acidentes com motos. Em 2018, 60% dos acidentes fatais envolveram motos, e desses, 26,6% aconteceram nas vias municipais. A cidade é cortada pela rodovia federal Régis Bittencourt, que é administrada por uma concessionária.

Com as faixas exclusivas, quando o semáforo fecha, os motociclistas ficam à frente dos carros e antes da faixa de pedestres. "Cobrimos toda a extensão da Kizaemon com 18 faixas de retenção para os condutores que trafegam por ali. Na prática, os motociclistas sairão à frente dos carros, na abertura do sinal, já que estarão entre 2,5 m a 3 m de distância dos veículos", explica o secretário de Transportes, Dr. Gerson Brito.

A sinalização foi implantada nos dois sentidos da via, desde a divisa com Embu das Artes à de São Paulo. A rua Luiz Carlos Ventura, o trecho em frente ao Poupatempo, o entroncamento da estrada Benedito Cesário de Oliveira e outros 14 pontos também foram beneficiados.

Tops da Gazeta