últimas notícias

2 mil fiéis vão ajudar em tapete de Corpus Christi em Taboão

Este ano, missa em Taboão será celebrada antes da procissão pelos tapetes, às 15h, no Santuário Santa Terezinha Por Portal O Taboanense Da Grande São Paulo

Na próxima quinta-feira (20), o Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra, realizará a celebração de Corpus Christi. A confecção dos tradicionais tapetes ornamentais contará com a participação de cerca de 2 mil fiéis que voluntariamente, desde a madrugada, trabalharão na montagem e na decoração do evento. Este ano, diferente dos anteriores, a programação sofreu uma alteração e a missa será celebrada antes da procissão pelos tapetes, às 15h, no Santuário Santa Terezinha.

Todos os anos, a igreja católica escolhe um tema, como comenta um dos organizadores da festa, o advogado Alexandre Depieri. "Por orientação do Monsenhor Aguinaldo, em 2019, o tema irá contemplar o Velho e o Novo Testamento".

Ao todo serão 121 quadros (5×2) com temas litúrgicos em serragem colorida e também é utilizado TNT, espalhados em um espaço de mais de um quilômetro, que começam no pátio do Santuário Santa Terezinha e seguem pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Muller, Armando Andrade, rua do Carmo e Maria Tereza Luizetto.

A visitação será das 12h às 15h. Em seguida começa a celebração da missa, depois a procissão pelos tapetes e encerramento no Santuário com a benção do Monsenhor.

HISTÓRIA

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quintafeira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi.

Trata-se de uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no País desde a chegada dos portugueses.

Tops da Gazeta