últimas notícias

Itapecerica é a 4ª cidade mais bem administrada do País

Colocação no índice de Governança é entre municípios com mais de 100 mil habitantes e renda per capta de até R$ 28,9 mil Por Nely Rossany De São Paulo

A cidade de Itapecerica da Serra ficou em 4ª lugar em ranking que avalia a gestão nas cidades. O Índice de Governança Municipal (IGM), do Conselho Federal de Administração (CFA) avalia a gestão pública dos municípios levando em conta finanças, gestão e desempenho.

Itapecerica da Serra ficou em 4º lugar no ranking entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e com renda per capta de até R$28.900. Com nota geral 8.01, Itapecerica ficou atrás de Birigui, Praia Grande e Franca, respectivamente, todas no estado de São Paulo. A diferença entre a primeiro colocada, Birigui, e Itapecerica da Serra é de 0.33.

O prefeito Jorge Costa disse que a posição reflete o trabalho que tem sido feito. "Um resultado importante para a nossa cidade, que reflete o trabalho que tem sido desenvolvido por nossa administração", disse Costa.

Se levado em conta apenas o item Gestão, a cidade sobe para a terceira colocação com nota 8.82. Francisco Morato com 8.96 e Franca com 8.91 ficam a frente com diferença mínima. O estudo permite uma visão mais ampla de cada município, já que analisa o desempenho a partir de um grupo com características semelhantes.

A dimensão Finanças leva em conta entre suas variáveis, o gasto per capta em saúde e educação, a capacidade do município de gerar receita entre outras. Para qualificar a Gestão, um dos pontos importantes são a transparência e a captação de recursos para a região. Na questão Desempenho prioriza-se principalmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o índice de mortalidade infantil e a cobertura de Atenção Básica na Saúde.

A avaliação do Ideb com nota 6.3, superando a meta nacional de 6.0. De acordo com a prefeitura, um dos fatores que possibilitam destaque nacional na educação é a parceria com o Itaú.

Ainda segundo a administração municipal, o Índice pode ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região e a qualificação positiva pode orientar e atrair o setor privado em suas ações voltadas para o desenvolvimento.

TABOÃO É A 34ª

Em 34º lugar, Taboão da Serra teve uma nota final de 7,71 no Índice de Governança Municipal e recebeu nota máxima em Qualidade Habitacional - os índices de acesso a água e esgoto chegam a 100%, segundo pesquisa do Conselho. No quesito "Transparência" das informações prestadas, o município também recebeu nota máxima. A educação se destacou, com nota de 9,59.

EMBU NA 127ª POSIÇÃO

A cidade de Embu das Artes está no mesmo grupo de Taboão da Serra, mas teve um desempenho muito abaixo.

A nota final do município foi 6,70 , ficando na posição 127 do grupo. As piores notas foram no setor de finanças, com um péssimo desempenho no Equilíbrio Previdenciário e investimentos abaixo na educação e saúde.

Tops da Gazeta