últimas notícias

Moradores de rua são atendidos em Taboão

Cerca de 40 pessoas recebem atendimentos diariamente, um aumento de 25% em relação a média diária Por Portal O Taboanense Da Grande São Paulo

As temperaturas baixas registradas em Taboão da Serra e região no fim de semana aumentou o número de moradores de rua atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Cerca de 40 pessoas recebem atendimentos diariamente, um aumento de 25% em relação a média diária.

Desde junho a prefeitura de Taboão da Serra implantou a Operação Inverno para dar uma maior assistência a moradores em situação de rua. De acordo com a secretária Arlete Silva, nos últimos dias o Centro Pop recebeu cerca de 40 pessoas todas as noites. "Geralmente não temos o atendimento noturno, mas com esse frio é necessário ampliar esse horário".

A prefeitura mantém também uma equipe com assistentes sociais que percorrerem a cidade depois das 20h para fazer uma triagem desses moradores. "Infelizmente nem todos aceitam ir até o Centro Pop, muitos preferem, mesmo com esse frio, ficarem nas ruas, onde já estão habituados. Não podemos levá-los a força", diz Arlete Silva.

Um levantamento feito pela secretaria detectou que pelo menos 25 moradores de rua recusam qualquer tipo de atendimento oferecido pela prefeitura. "Nessa situação acabamos dando um auxílio nas ruas mesmo, alguns têm dependência com drogas, álcool e não aceitam sair das ruas".

Na Capital foram registradas ao menos quatro mortes de moradores de rua, provavelmente devido ao frio intenso. "Aqui não tivemos nenhuma ocorrência, temos uma ótima estrutura para atender esses moradores", lembra. "Trabalhamos de forma humanizada, de maneira que as pessoas em situação de rua tenham seus direitos assegurados, como o direito ao teto e a saúde".

A ampliação do atendimento do Centro Pop começou no dia 24 de maio e está funcionando 24h por dia, sete dias por semana, inclusive aos feriados. Após serem acolhidos, os desabrigados podem tomar banho, se alimentar e passar a noite protegidos do frio.

Tops da Gazeta