últimas notícias

Prefeitura de São Caetano lança programa 'Remédio em Casa'

Cerca de seis mil pessoas da cidade serão beneficiadas com a nova ação; projeto começará pela UBS Ivanhoé Esposito Da Reportagem De São Paulo

A Prefeitura de São Caetano do Sul lançou na última segunda-feira (19) o programa Remédio em Casa. Segundo a Administração, o programa consiste na entrega de medicamentos de uso contínuo, como por exemplo, os de combate à hipertensão arterial e ao diabetes. Cerca de seis mil pessoas da cidade serão beneficiadas com a nova ação.

Inicialmente, o programa contemplará 633 pacientes do bairro Barcelona, que, após a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Ivanhoé Esposito, em julho, já estão inseridos na rede de prontuário eletrônico. Os medicamentos começarão a ser entregues na próxima segunda-feira. Em seguida, a ação será levada para os bairros Prosperidade (UBS Maria Corbeta Segato) e Boa Vista (UBS Angelo Antenor Zambom).

"Não faz sentido o paciente ter de ir à UBS todos os meses somente para retirar medicamentos que a gente já sabe que ele precisa. Portanto, além de desafogar as unidades, essa é uma estratégia que visa o conforto das pessoas", disse o prefeito José Auricchio Júnior, ao explicar que cada entrega conterá remédios para 60 dias de tratamento - é necessária a reavaliação médica a cada seis meses.

O prontuário eletrônico permitirá identificar, além da data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e por quanto tempo o paciente terá o remédio. Desta forma, quando estiver para acabar, o usuário receberá mais, sem a necessidade de solicitação. A entrega em casa será feita por quatro motos identificadas do Programa.

Para a adesão ao Remédio em Casa, os moradores do Bairro Barcelona que precisam de medicamentos de uso contínuo e estão inseridos no Programa Hiperdia devem cadastrar suas receitas na UBS Ivanhoé Esposito.

Tops da Gazeta