últimas notícias

Acervo

Guarulhos completa 459 anos em lista de cidades inteligentes

Município saiu da 62ª posição para a 45ª no ranking de Connected Smart Cities; mobilidade e acessibilidade são destaques Por Gladys Magalhães De São Paulo

No próximo domingo (8), a cidade de Guarulhos completa 459 anos. O município, que cresceu em torno da Via Dutra e, hoje, abriga 1.379.182 habitantes, comemora, além do aniversário, o destaque no ranking de cidades inteligentes, o Connected Smart Cities.

O relatório foi elaborado pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban System e mostra que a segunda maior cidade do estado de São Paulo e 13ª do País, em termos populacionais, saiu da 62ª posição para o 45º lugar, um salto de 17 posições em apenas um ano.

O resultado, de acordo com o levantamento, se deve ao bom desempenho do município em áreas como mobilidade e acessibilidade, onde Guarulhos ficou em 10º lugar, governança (13º), economia (30º) e empreendedorismo (95º). O ranking ainda é composto por outros sete setores: urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança e energia.

NÚMEROS

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 54 bilhões, a cidade da região metropolitana de São Paulo possui o 4º maior PIB do estado e o 12º maior do Brasil, superando estados como Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Assim como o PIB, a economia local também é superlativa, com mais de 4 mil indústrias, 16 mil empresas do ramo comercial e 21 mil estabelecimentos voltados aos serviços e logística, neste último caso, muito em conta da cidade ser atravessada pelas principais rodovias do País e contar com o maior aeroporto do Brasil.

O polo universitário da região também se destaca, concentrando 28 instituições de ensino superior, nos mais diferentes cursos e especializações.

AEROPORTO

Inaugurado em 20 de janeiro de 1985, o Aeroporto Internacional de Guarulhos tem papel fundamental na economia da cidade e no turismo local. Para se ter uma ideia, até o final deste ano, o aeroporto deve receber um fluxo de mais de 40 milhões de passageiros, número que deve alcançar 60 milhões, em 2021.

FELIZ ANIVERSÁRIO

Para comemorar os 459 anos da cidade, Guarulhos ganhará sua primeira orquestra profissional, a GRU Sinfônica, cujo patrono é o maestro João Carlos Martins. A estreia se dará no domingo (8), às 20h, no Bosque Maia e a entrada é gratuita.

No repertório, Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, Danzón nº 2, de Arturo Marquez, a 5ª Sinfonia de Beethoven, Jesus, Alegria dos Homens entre outros sucessos.

Tops da Gazeta