X

EMBU DAS ARTES

Justiça Federal pede afastamento do prefeito Ney Santos

Justiça Federal decretou o afastamento imediato, por lavagem de dinheiro, do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos

Bruno Hoffmann

Publicado em 12/12/2019 às 17:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ney também foi denunciado pelo MPF por fraude em licitações de compra de material escolar / /THIAGO NEME/GAZETA DE S.PAULO

A Justiça Federal decretou nesta quinta-feira (12) o afastamento imediato do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB). A ordem da Justiça atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que indiciou Santos por lavagem de dinheiro entre 2014 e 2017. Recentemente, o chefe do Executivo também foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), por fraude em licitações de compra de material escolar e recebimento de propina. O processo aponta uma fraude de R$ 12 milhões.

Em 2016, o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO de São Paulo- núcleo Capital, com o auxílio da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagrou a Operação Xibalba.

Na época, Ney Santos tinha acabado de ser eleito prefeito do município, e foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento com lavagem de dinheiro em postos de gasolina e ligação com o crime organizado. Além disso, o MP aponta uma possível ligação dele com o tráfico de drogas em Osasco, Embu das Artes, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cajamar e São Paulo.

Na tarde desta quinta-feira, a Gazeta procurou a Prefeitura de Embu das Artes, mas até o fechamento desta reportagem a Administração não havia se manifestado.

A reportagem também procurou o Tribunal Regional Federal, mas não obteve retorno. Mais informações no nosso site.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter