últimas notícias
Brasil enfrenta pandemia do novo coronavírus desde o fim de fevereiro
Brasil enfrenta pandemia do novo coronavírus desde o fim de fevereiro
Foto: FREEPIK

Laboratório confirma presença de variante do coronavírus em São Paulo

Casos confirmados são de duas pessoas que moram na capital paulista e são da linhagem B.1.1.7, considerada 56% mais contagiosa

Nesta segunda, a secretaria estadual da Saúde de São Paulo confirmou os dois primeiros casos no Estado da variante do novo coronavírus identificada de forma inicial no Reino Unido. A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz após o sequenciamento genético de amostras encaminhadas pelo laboratório privado Dasa no último sábado (2).

Os dois casos são da linhagem B.1.1.7, variante que já foi registrada em outros 17 países. Esse novo vírus é considerado 56% mais contagioso. Contudo, não há evidências que provoque casos mais graves da Covid-19 ou com maior índice de mortes ou que seja resistente às vacinas.

De acordo com a Pasta, os casos confirmados são de duas pessoas que moram na capital paulista. São uma mulher de 25 anos, que teve contato com pessoas que passaram pelo Reino Unido, e um homem de 34, que teve contato com essa mulher.

A secretaria afirmou em nota que a investigação epidemiológica está em andamento “e, por isso, não há mais detalhes sobre quadro clínico e sintomas apresentados pelos pacientes”.

 

Comentários

Tops da Gazeta