últimas notícias

Acervo

Leilão é opção para descarte de sucatas

O leilão de sucatas contribui com a questão da sustentabilidade do meio ambiente, afinal, promove o reaproveitamento de materiais Por Priscila Freitas De São Paulo

O leilão de sucatas é uma das atividades mais frequentes realizadas pela plataforma online da Sumaré Leilões e uma boa opção para os fornecedores que, em vez de jogar fora os materiais que não têm mais utilidade, optam por vendê-los e gerar renda. Aos arrematantes, é um bom negócio, pois fazem um investimento de grande rentabilidade, comprando muita coisa por valores abaixo do valor praticado em mercado.

O leilão de sucatas contribui com a questão da sustentabilidade do meio ambiente, afinal, promove o reaproveitamento de materiais. Toda sucata que é leiloada reduz a quantidade de lixo dispensado no planeta e ainda diminui a extração do componente na natureza, por meio da reciclagem e reutilização. Para poder dar lances, é preciso ser Pessoa Jurídica devidamente credenciada junto ao Detran, nos termos da Lei Estadual nº. 15.276/2014. Vale também a Lei Federal n°. 12.977/2014, que estabelece regras para destinação dos veículos em fim de vida útil (sucata), com o grande intuito de evitar o comércio clandestino de autopeças.

De acordo com a "Lei do Desmonte", as empresas são obrigadas a possuir alvará de funcionamento, emitir Nota Fiscal de entrada do veículo e comunicar sobre a desmontagem e utilização do veículo ao Detran SP. Somente após expedida a certidão de baixa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é que os veículos poderão ser desmontados.

Tops da Gazeta