últimas notícias

Acervo

Especialista dá dicas de como participar de leilão

Diretor da leiloeira Zukerman Leilões dá dicas de como se sair bem no pregão realizado pela internet Por Priscila Freitas De São Paulo

Os leilões de imóveis já são uma realidade no Brasil por permitirem que as pessoas possam comprar casas, apartamentos e terrenos de forma descomplicada, eficiente e com preços bem mais em conta do que os praticados no mercado. A evolução da Internet certamente é uma das explicações para o crescimento desta modalidade nos últimos anos ao possibilitar que toda a negociação seja feita de forma online e em poucos cliques. Confira as dicas de André Zukerman, diretor da Zukerman Leilões:

Cadastre-se para receber as oportunidades

O primeiro passo é realizar o cadastro no portal especializado em leilões online para acompanhar as oportunidades em todo o Brasil. "Diariamente novas ofertas surgem. É possível escolher o tipo de imóvel desejado, a região, estado, cidade e até a faixa de valor que deseja comprar. Com isso, receberá todas as oportunidades de acordo com seu perfil. Caso contrário, ele pode deixar aberto e ir analisando as propriedades que aparecerem na plataforma", explica André.

Levante todas as informações do imóvel

Depois, uma das melhores dicas é estar atento às oportunidades. Quando achar algo interessante, pesquise todas as informações do imóvel. "É muito importante conhecer o local e a região onde o bem está inserido, verificar os possíveis débitos ou se faz parte de algum processo judicial e contabilizar todos os gastos envolvidos na compra, como o valor do arremate, a comissão do leiloeiro, custos com desocupação (se for o caso) e documentação necessária (escritura, ITBI, entre outros). A maioria destes tópicos estão disponíveis no edital do leilão, uma leitura obrigatória para quem deseja participar".

Compare para ver se o preço é vantajoso

Com essas informações em mãos, o passo seguinte é verificar se aquele imóvel que gostou realmente está com um preço e condições vantajosos. "Para isso, é recomendável fazer um comparativo com as demais propriedades à venda no condomínio ou na região. Saber o verdadeiro valor de mercado ajuda a verificar se essa oportunidade realmente faz sentido para você".

Habilite-se para poder dar lances

Se tudo estiver de acordo com os interesses, o comprador já está pronto para participar do leilão. "Entretanto, apenas o cadastro no portal não é suficiente para dar um lance no imóvel desejado. Antes, é necessário se habilitar no lote em que aquela propriedade será leiloada. É um procedimento simples, também feito online e aceito em até um dia para novos usuários e no mesmo instante da solicitação para quem já participou anteriormente. Tenha em mente que essa etapa deve ser feita em cada negociação", finaliza o diretor da Zukerman Leilões.

Tops da Gazeta