últimas notícias

Com forte neblina, navio se aproxima de píer em Santos e causa susto

Navio teve guinada à direita quando deixava o cais santista; prático que acompanhava a embarcação a ancorou nas proximidades do píer Por Gilmar Alves Jr. De Santos

Em meio a uma forte neblina, o navio “Orange Sun” teve uma guinada à direita quando deixava o cais de Santos, no litoral paulista, no final da tarde de quintafeira e se aproximou do Píer da Praticagem, na Ponta da Praia, causando susto.

O prático que acompanhava a embarcação a ancorou nas proximidades do píer. Não houve feridos.

De acordo com a Capitania dos Portos, como o navio chegou a tocar no solo, não prosseguiu viagem e seguiu para uma área de fundeio.

A embarcação passou na sexta-feira por uma inspeção para verificação de possíveis avarias.

Carregado com cerca de 30 mil toneladas de suco, “Orange Sun” havia desatracado da Citrosuco, na margem direita, pouco depois das 17 horas, e seguiria para o Porto de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Segundo a Praticagem, após o navio ser ancorado, no momento do incidente, rebocadores o colocaram na rota correta.

A Praticagem informou no início da noite de quinta que, apesar do fator neblina, ainda não era possível identificar o que causou o incidente.

A Capitania dos Portos disse vai instaurar um inquérito para apurar as possíveis causas e responsabilidade do incidente.

Interrupção

Devido à forte neblina, o Canal do Porto de Santos teve o fluxo interrompido das 3h às 15h10 de quintafeira e voltou a ser fechado após às 17h. Tanto a Capitania dos Portos como a Praticagem informam que a segunda interrupção ocorreu pela forte neblina no local e não pelo incidente com o navio “Orange Sun”.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi procurada, mas até o fechamento desta reportagem não respondeu aos questionamentos.

Tops da Gazeta