últimas notícias

Ubatuba intensifica ações contra Aedes aegypti

A equipe de controle de endemias iniciou nesta semana um calendário de ações preventivas no bairro do Mato Dentro Da Reportagem Do Litoral Norte

A equipe de controle de endemias da Vigilância em Saúde de Ubatuba, em conjunto com as equipes da Atenção Básica, iniciou nesta semana um calendário de ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Segundo o relatório mais recente de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) feito pela equipe de controle de endemias e divulgado na primeira semana de novembro, o índice geral de infestação no município de Ubatuba é de 3,2.

“O índice acima do 1,0 mostra que o município está com alto risco de epidemia”, explica Derly dos Santos Alves, chefe da Vigilância Ambiental.

“As larvas foram encontradas em diversos objetos armazenados de forma incorreta e acumulando água, como baldes, regadores, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, latas, frascos plásticos, pratos e planta e calhas”, acrescenta.

Por isso, os mutirões preventivos nos bairros têm como foco a eliminação de prováveis criadouros e a sensibilização da população com conversa porta a porta e panfletagens com material educativo.

As ações se iniciaram na quarta-feira (14) no bairro do Mato Dentro, na região oeste do município, e vão se estender a outros bairros durante os próximos dia.

Tops da Gazeta