últimas notícias

Mais de 200 mil veículos utilizaram as Travessias Litorâneas durante o feriado prolongado

Mesmo com interferência de fatores climáticos no litoral paulista, tempos de embarque se mantiveram dentro do padrão na maior parte do período Por Diário do Litoral De Santos

O balanço final da Operação Proclamação da República e Consciência Negra 2018 foi positivo nas seis travessias de veículos administradas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A em todo o Estado.

O esquema especial teve início em no dia 14 e terminou ontem (20), com resultado de 203.280 veículos transportados e 7.619 viagens realizadas. Equipes mecânicas estiveram de plantão 24 horas por dia e não foram registrados problemas técnicos significativos que pudessem prejudicar a capacidade operacional dos serviços.

Travessia Santos/Guarujá

Na Travessia Santos/Guarujá, a maior em volume transportado, foram 144.505 veículos em 3.949 viagens.

O maior tempo para embarque foi registrado na noite de segunda-feira (19) em razão do excesso de veículos do lado do Guarujá, causado pela grande demanda de usuários que optaram pela travessia de balsas para retornar das praias, já que a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que seria a outra opção, estava congestionada. Outros fatores que causaram lentidão na operação dos ferryboats foram a força e a altura da maré, que dificultaram as manobras das embarcações. Neste dia, especificamente, eram esperados 17.677 veículos, e foram transportados 20.183, ou seja, um volume 14% superior ao previsto.

Travessia São Sebastião/Ilhabela

Na Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do Estado, sete embarcações estiveram à disposição, incluindo os recentes reforços da FB-28 e FB-10, que retornaram de reformas. Foram transportados 37.971 veículos no total e realizadas 1.420 viagens.

O tempo máximo para embarque foi de 240 minutos em Ilhabela, registrado apenas na segunda-feira (19), dia em que muitos usuários decidiram antecipar o retorno, causando excesso de veículos na saída da ilha.

Mesmo com a capacidade máxima do sistema em operação, os fortes ventos e a força de maré atrapalharam as viagens, que foram realizadas de forma mais lenta. Não houve interrupção do serviço em nenhum momento e o tempo para embarque do lado de São Sebastião se manteve normal.

Resultados nas demais travessias

Travessia Guarujá/Bertioga – 8.967 veículos e 750 viagens.

Travessia Iguape/Juréia- 6.586 veículos e 757 viagens.

Travessia Cananéia/Continente – 2.324 veículos e 335 viagens.

Travessia Cananéia/Ilha Comprida – 2.927 veículos e 408 viagens.

Tops da Gazeta