últimas notícias

Caraguá se mantém como Município Verde Azul

Cidade está entre os 69 municípios paulistas certificados pelo programa, e é a única localizada no Litoral Norte Da Reportagem Do Litoral Norte

Na semana passada, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o nome das 69 cidades que estão entre os 645 municípios paulistas certificados pelo Programa Município Verde Azul (PMVA).

A Prefeitura de Caraguatatuba segue como a única do Litoral Norte a fazer parte deste grupo seleto.

O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, com a presença do governador Márcio França e do Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani, além de outros representantes do governo paulista.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local.

Os seguintes temas estratégicos estão contidos no Programa Município Verde Azul: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

REFERÊNCIA

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti, destacou que o resultado é fruto de um trabalho longo e minucioso realizado pela prefeitura.

“Nossa equipe tem trabalhado todos os pontos do PMVA junto com as ações do Plano de Governo. Isso tem gerado resultados socioambientais visíveis para a cidade”, afirmou o secretário.

Para ele, o trabalho desenvolvido pode se tornar um exemplo para a região. “Continuamos com a proposta de ser referência em gestão ambiental no Litoral Norte de São Paulo”, contou Giorgeti.

Tops da Gazeta