últimas notícias

Cidade é pioneira em coleta de bitucas

Ilhabela é o primeiro município do Brasil a aderir ao programa de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro Da Reportagem Do Litoral Norte

Ilhabela é a primeira cidade litorânea do Brasil a aderir ao programa de coleta e reciclagem de bitucas de cigarros. Ao todo, foram instalados 72 coletores nas ruas do município.

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente consiste em posicionar coletores de bitucas em locais de grande fluxo, recolhê-las e reciclá-las, além da realização de oficinas, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização.

Os resíduos recolhidos são submetidos a um processo de reciclagem no qual são transformados em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela UnB (Universidade de Brasília). A massa de celulose pode ser transformada em papel, cadernos e agendas.

Para o prefeito Márcio Tenório, a iniciativa é muito importante. “Estamos cuidando de nossa Ilha, protegendo o meio ambiente e orientando nossa população. É para isso que estamos aqui. Também recebemos muitos elogios de turistas que nos parabenizaram pelo trabalho”, ressaltou Tenório.

Tops da Gazeta