últimas notícias

Prefeitura de Santos ensina moradores como proceder em casos de alagamento

Administração Municipal tem realizado uma série de ações buscando informar e conscientizar a população sobre o problema Por Diário do Litoral De Santos

Além de causar sérios prejuízos ao ambiente e riscos à saúde pública, jogar lixo nas ruas provoca o entupimento de bueiros e o agravamento das enchentes. Em Santos, o mês de fevereiro já apresenta um acumulado de 594,1mm de chuva, de acordo com a Defesa Civil. O volume representa mais que o dobro da média histórica para o mês, de 279,4mm, daí a importância de todas as formas de colaboração para evitar problemas.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, tem realizado uma série de ações buscando informar e conscientizar a população sobre o problema. Entre as orientações estão embalar e armazenar o lixo em locais apropriados, a exemplo dos contentores.

Nas áreas onde não há o equipamento, deve-se colocar o lixo nas ruas apenas próximo ao horário da coleta, evitando assim a ação de insetos e roedores que podem rasgar os sacos e espalhar o lixo, e é claro, jamais descartar lixo nas ruas. Atitudes simples evitam o entupimento de bueiros que atrapalham a drenagem das ruas e acabam agravando alagamentos e enchentes.

Serviços

A coleta de lixo domiciliar é realizada de segunda a sábado, das 6h às 13h, nos bairros da orla e morros, e das 18h às 23h nas regiões do Centro, zonas Intermediária e Noroeste. No período da tarde são limpas as ruas onde foram armadas feiras livres.

Cabe à Ouvidoria Municipal registrar denúncias de entulho despejado irregularmente. Os infratores podem ser denunciados pelos telefones 0800-112056 (Ouvidoria) ou 153 da Guarda Municipal, responsável pela fiscalização. Proibido pelo Código de Posturas, o descarte irregular prevê multa a partir de R$ 500,00, que pode dobrar em caso de reincidência. Para agendar o Cata Treco, que recolhe materiais inservíveis, o munícipe deve ligar para 0800-7708770 (somente telefones fixos).

Coleta seletiva

Em Santos, a coleta seletiva atende a todos os bairros uma vez por semana, sempre nos mesmos dias e horários.

Segunda-feira

8h - Estuário, Piratininga, São Manoel, Alemoa e Macuco
13h - Boqueirão

Terça-feira

8h - Santa Maria, Bom Retiro, Vila Belmiro, Valongo, Morro São Bento, Boa Vista, Pacheco, Vila São Bento
13h - Campo Grande

Quarta-feira

8h - Paquetá, Vila Nova, Centro e Castelo
13h - Marapé, Gonzaga (zona comercial) e Aparecida

Quinta-feira

8h - Rádio Clube, Vila São Jorge, Chico de Paula, Jabaquara e Monte Serrat
13h - Pompeia, José Menino e Gonzaga (comercial/ residencial)

Sexta-feira

8h - Vila Mathias, Areia Branca e Gonzaga (zona comercial)
13h - Embaré

Sábado

8h - Caneleira, Saboó e Encruzilhada
13h - Ponta da Praia, Gonzaga (zona comercial), e Nova Cintra

Tops da Gazeta