últimas notícias

Dória exonera funcionários da AGEM

Apenas a recepcionista e um estagiário do diretor executivo se encontravam no órgão Por Carlos Ratton De Santos

O governador João Dória (PSDB) exonerou os 20 funcionários da Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM. A reportagem do Diário do Litoral descobriu que só a recepcionista e um estagiário do diretor executivo, Ricardo Hourneaux, se encontravam no órgão, que fica dentro da Cadeia Velha, na Praça dos Andradas, no Centro de Santos. Eles confirmaram as exonerações. Hourneaux não atendeu as ligações.

Os que se dirigiram ao órgão para trabalhar encontraram tudo fechado. No local, souberam que foram demitidos sem aviso prévio. Um representante dos funcionários seguiu para o Palácio dos Bandeirantes para tentar obter o motivo das exonerações e qual será o destino dos contratos em andamento.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, a AGEM é uma autarquia do Governo criada através da Lei Complementar Estadual Nº 853/98. Tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na região.

Entre as principais atribuições da AGEM destaca-se a arrecadação de receitas; fiscalização da execução das leis que dispõem sobre regiões metropolitanas e aplicação das respectivas sanções. Cabe à Agência, ainda, estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum, bem como fiscalizar e avaliar sua execução.

Manter atualizadas as informações estatísticas e de qualquer outra natureza, necessárias para o planejamento metropolitano, especialmente as de natureza físico-territorial, demográfica, financeira, urbanística, social, cultural, ambiental, que sejam de relevante interesse público, também são atribuições da AGEM. O Diário está buscando mais informações junto ao Governo do Estado e vai publicá-las nas próximas horas.

Tops da Gazeta