últimas notícias

Ubatuba passa a contar com 'castramóvel' público

O veículo é equipado para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos, com mesa cirúrgica, mesa de apoio, armários, gaiola para animais, , sistema elétrico e hidráulico, ar condicionado e toldo Da Reportagem Do Litoral Norte

Desde a semana passada Ubatuba conta com um "castramóvel", um veículo equipado para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos, com mesa cirúrgica, mesa de apoio, armários, gaiola para oito animais, caixa d'água, sistema elétrico e hidráulico, ar condicionado e toldo, entre outros itens. A entrega do equipamento público de saúde animal foi realizada pelo prefeito Délcio Sato.

A novidade na cidade do litoral norte paulista é fruto de mais de um ano de articulação impulsionada em parceria entre organizações protetoras de animais e os poderes legislativo e executivo.

Os próximos passos para a entrada em funcionamento do "castramóvel" são a montagem da equipe com veterinário e auxiliar, a aquisição de materiais, como instrumentos cirúrgicos, anestésicos e outros medicamentos, e a liberação da documentação para uso. A estimativa é de que o equipamento possa ser utilizado em cerca de um mês e meio.

NÚMERO DE CASTRAÇÕES

A Vigilância em Saúde encerrou na sexta-feira da semana passada o primeiro cadastro de 2019 para castração de animais. Um total de 978 gatos e cães, machos e fêmeas, foram inscritos. Os 150 primeiros animais já começam a ser castrados em março pelas clínicas credenciadas e já há castrações agendadas até julho deste ano.

Quando entrar em funcionamento, o "castramóvel" irá reforçar o trabalho de castração no município de Ubatuba, principalmente na região Norte, que é a que tem mais dificuldade de acesso a esse serviço.

Na cerimônia de entrega do equipamento, Délcio Sato agradeceu a entidades de proteção aos animais, a vereadores e deputados federais que ajudaram na realização do projeto, e também a toda a toda a equipe da Secretária de Saúde, "que se empenhou para dar sequência a todos os vários trâmites necessários até a efetiva chegada do recurso e licitação para a compra do 'castramóvel'", afirmou o prefeito.

Tops da Gazeta