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Sexta, 15 Março 2019 15:55

Procon inaugura posto avançado em Santos

Unidade 'Strong' será a única da Baixada Santista a oferecer serviço de elaboração de cálculos ao consumidor
O atendimento será feito de segunda a sexta, das 9h às 17h; posto funcionará na sede da Strong O atendimento será feito de segunda a sexta, das 9h às 17h; posto funcionará na sede da Strong Nair Bueno/Diário do Litoral
Por Diário do Litoral
De Santos

No Dia Internacional do Consumidor, comemorado hoje (15), Santos ganha um novo posto avançado do Procon, em uma parceria entre Prefeitura e a faculdade Strong Esags. A unidade vai oferecer um serviço inédito na região: a elaboração de cálculos. A parceria será assinada hoje, às 10h, na Av. Conselheiro Nébias, 159, Vila Nova.

Hoje, se o consumidor procura uma unidade do Procon e precisa fazer um recálculo de juros considerado abusivo, por exemplo, ele tem que buscar esse serviço de forma particular, o que geralmente tem custo.

"Os técnicos de relação de consumo do Procon não lidam com cálculos, que muitas vezes são mais complexos, e nesse posto eles vão fazer isso", esclarece o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.

O atendimento será feito por alunos - que foram previamente selecionados e passaram por treinamento - sob supervisão dos professores.

De acordo com Quaresma, os consumidores não precisam passar por outro Procon para receber atendimento, podendo ir diretamente ao posto avançado para sanar suas dúvidas.

Estão confirmadas para a inauguração as presenças do diretor-executivo da Strong Educacional, Sergio Tadeu Ribeiro; do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; do secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Carlos Alberto Ferreira Mota; do presidente da Câmara Municipal de Santos, Rui de Rosis; e do coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.

Indicadores de consumo

Outro diferencial é que, a partir dos atendimentos, os estudantes e a equipe do Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong Esags poderão criar indicadores de consumo da região. "Com os dados armazenados, nós vamos saber quais são as empresas mais reclamadas, quais resolveram os problemas com agilidade ou não e qual o índice de confiança do consumidor. São dados importantes para planejamento e estratégia e que serão exclusivos da Baixada Santista", explica o coordenador da Strong Esags de Santos, Rogério Salles.

O atendimento no 'Procon-Strong' será de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Pesquisa

O percentual de consumidores que afirma reclamar sempre ou na maioria das vezes os seus direitos quando algum produto ou serviço apresenta problemas cresceu seis pontos percentuais (p.p.) este ano, na comparação com o ano passado. Realizada em função do Dia Mundial do Consumidor, a pesquisa da Boa Vista constatou que 67% dos consumidores sempre ou na maioria das vezes reclamam quando encontram problemas relacionados a alguma compra. Em 2018, 61% tinham essa iniciativa e em 2017, 57%.

Ainda segunda a pesquisa da Boa Vista, 21% dos que responderam a pesquisa disseram que reclamam apenas em alguns casos e 12% que nunca reclamam.

A sondagem também identificou que 61% dos consumidores declararam conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e que destes, 65% afirmam que já o consultaram para entender sobre seus direitos.

Pouco mais de mil consumidores participaram da sondagem da Boa Vista realizada entre os dias 13 e 28 de fevereiro. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.

Consumidor deve fazer pesquisa prévia de preço

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Para ajudar o cliente a fazer boas compras e economizar, o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma listou os principais hábitos que devem ser incorporados na rotina de compras.

Para Quaresma, o primeiro hábito deve ser fazer uma pesquisa prévia de preço. "Além de encontrar as melhores ofertas, isso já evita a compra por impulso", esclarece.

Os pagamentos à vista devem estar sempre no topo da escolha da forma de pagamento. "Evite parcelamentos e, sempre que possível, prefira pagar em dinheiro, para barganhar um desconto".

Ainda na questão de pagamentos, Quaresma ressalta que o financiamento não deve fazer parte da rotina do consumidor. A modalidade é para ser usada em situações excepcionais.

"Cada estabelecimento tem a sua própria política de trocas. Para saber exatamente quais são seus direitos, é preciso se atentar a esse ponto".

Para estar resguardado caso seja necessário, é importante exigir a nota fiscal do produto. "O consumidor não precisa guardar o cupom, mas é importante pedir, porque ele fica registrado no site da Fazenda".

Por fim, Quaresma orienta que o cliente consulte a reputação do fornecedor, seja no site do Procon, no Reclame Aqui ou nas próprias redes sociais.

Internet

Quando se trata de compras pela internet, o consumidor deve verificar se o site contém informações como telefone, endereço e CNPJ.

O consumidor deve ficar atento aos termos de compra do site e 'printar' a tela, pois o print serve como prova futura.

"E lembrar do prazo de sete dias contados a partir do recebimento que pode desfazer o negócio sem ônus algum", finaliza.


*Por Caroline Souza, do Diário do Litoral

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