últimas notícias

Caraguatatuba conta com vacinação contra meningite durante o ano todo

Dentro desta prevenção estão as vacinas contra as bactérias mais agressivas, as chamadas haemophilus e meningocócico C Da Reportagem Do Litoral Norte

A vacinação contra meningite promovida pelo Ministério da Saúde, encontra-se na rotina de imunização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba, de acordo com a prefeitura.

Dentro desta prevenção estão as vacinas contra as bactérias mais agressivas, as chamadas haemophilus e meningocócico C. Ambas foram introduzidas na rotina de vacinação pelo Ministério da Saúde por serem os tipos mais agressivos da doença e que mais levavam a óbito, no passado, bebês menores de dois anos.

A vacina contra meningocócico C é ministrada aos três meses, cinco meses e um ano. A segunda fase da vacinação é dada na adolescência, por meio de uma dose a ser administrada dentro do período de 11 a 14 anos.

Existe também na rotina das UBSs a proteção contra o tipo haemophilus, que vem dentro da penta, imunização administrada aos dois meses, quatro meses e seis meses. Além de proteger contra a meningite, a penta também imuniza a criança contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, todas as salas de vacina do município contam com esta vacinação para estas faixas etárias.

Tops da Gazeta