últimas notícias

São Vicente promove sábado de conscientização contra a hepatite

Ação na Praça Coronel José Lopes contará com testes gratuitos e encaminhamentos para exames reagentes Por Diário do Litoral De Santos

O próximo sábado (27) será dia de cuidar da saúde. A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove uma programação de conscientização sobre a Hepatite. A ação acontece na Praça Coronel José Lopes – Centro, das 9 às 16 horas.

No local, serão entregues folders, e a equipe do Departamento de DST, Aids e Hepatites realizarão o teste rápido e gratuito para a Hepatite C. Durante o exame, caso algum resultado seja reagente (positivo), o indivíduo em questão será encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), para que mais exames sejam feitos, a fim de, se necessário, começar um tratamento.

A doença consiste em uma inflamação no fígado, que pode ser causada pela ação de vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Patologias autoimunes, metabólicas e genéticas também podem causar a infecção. Muitas vezes, os sintomas podem ser silenciosos e até mesmo imperceptíveis. Por isso, é importante o acompanhamento médico periódico e a realização de testes.

De acordo com o último levantamento publicado no site do Ministério da Saúde, que é do ano de 2017, as inflamações virais são causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto. Sendo A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou, no ano do estudo, 40.198 casos novos de hepatites virais.

No município, este ano, até o momento, foram registrados 19 casos do vírus B, 25 do vírus C e um do vírus B+C. O número é inferior ao do ano passado, quando foram registrados 47 casos do vírus B, 66 do C e três do B+C.

Tops da Gazeta