últimas notícias

UBS do Porto Novo, em Caraguatatuba, realiza 445 cirurgias em 5 meses

A unidade na cidade de Caraguatatuba conta com procedimentos de pequenas cirurgias, biópsias e vasectomias Da Reportagem Do Litoral Norte

A Prefeitura de Caraguatatuba reativou em abril deste ano a Sala Cirúrgica da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto Novo, região Sul da cidade do litoral norte paulista. Em cinco meses, foram realizados 445 procedimentos no local com profissionais da rede municipal de Saúde. Destas intervenções cirúrgicas, foram executadas 334 cauterizações, 44 biópsias, 19 lipomas (pequenos tumores), 16 cantoplastias (unha encravada) e duas cirurgias de cisto sebáceo (caroço embaixo da pele).

A unidade conta com procedimentos de pequenas cirurgias, biópsias e vasectomias a atualmente 133 pacientes que continuam em acompanhamento na unidade.

Os dados apontam também que foram realizadas 18 intervenções de vasectomia. No período foram feitas 33 pré-consultas e 20 de retorno.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a atuação no local praticamente zerou a demanda reprimida de pequenas cirurgias da região Sul do município. Nos próximos dias, a Prefeitura de Caraguatatuba fará a troca dos aparelhos autoclaves, substituindo os atuais por mais modernos.

Além do espaço para as intervenções, o local conta com Setor de Lavagem e Esterilização de Materiais e Observação Pós-Anestésico, além de vestiário para profissionais e pacientes.

Tops da Gazeta