X

INSETOS

Nova nuvem de gafanhotos está próxima da divisa do Brasil com a Argentina

De acordo com técnicos da Argentina, esse gafanhoto não pertence à mesma espécie que chegou a se aproximar do País em agosto

Kelly Amorim

Publicado em 30/11/2020 às 13:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Nuvem de gafanhotos que atingiu a Argentina em junho deste ano / Divulgação/Governo da Província de Córdoba

 

Uma nova nuvem de gafanhotos está a pouco quilômetros do Rio Grande do Sul, de acordo com o governo da Argentina. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) detectou a presença do grupo de insetos nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, província de Misiones, divisa com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, na última sexta-feira (27).

De acordo com técnicos da Argentina, esse gafanhoto não pertence à mesma espécie que chegou a ser aproximar do Brasil em agosto. A espécie conhecida como “tucura” não costuma se locomover a grandes distâncias e isso poderá evitar a entrada dela em território brasileiro.

Até o momento, há registros de ataques a algumas lavouras de erva-mate, mas sem grandes prejuízos. O deslocamento dos gafanhotos está sendo monitorado por profissionais dos dois países, que estão pedindo os agricultores das duas regiões avisarem as autoridades sobre qualquer novidade.

Outras nuvens

No começo do ano, o governo argentino começou a monitorar as nuvens de gafanhotos. Até agosto, estavam sendo monitorados 9 grupos de insetos que viajavam pelo país, especialmente no norte da Argentina, perto da fronteira com o Paraguai.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AVENIDA PAULISTA

Masp inicia primeira reforma desde sua inauguração, em 1968

Obras no cartão-postal paulistano deverão durar cerca de seis meses e não vão afetar as visitações; saiba mais

COMBATE ÀS DROGAS

Refinaria do tráfico é encontrada na zona sul de São Paulo; veja fotos

Entorpecentes e munições também foram apreendidos em operação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter