últimas notícias

95% do acordo para Brexit está completo, diz Theresa May

Nas palavras da primeira-ministra britânica, restam agora as questões relacionadas à fronteira da Irlanda, na fase "mais dura" das negociações Por Estadão Conteúdo De São Paulo

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou hoje na Câmara dos Comuns do país que 95% do acordo para o divórcio do Reino Unido da União Europeia (UE) está completo. Restam agora as questões relacionadas à fronteira da Irlanda, na fase "mais dura" das negociações, nas palavras da líder. A declaração confirmou informações antecipadas por seu o escritório.

May afirmou ainda que o Reino Unido está trabalhando em uma proposta para a fronteira irlandesa e reforçou que a proposta original da UE para a questão "não poderia ser aceita". Ela destacou, também, que o acesso de empresas da Irlanda do Norte ao Reino Unido deve ser garantido.

A primeira-ministra ressaltou, no entanto, que "não quero e não acho que será preciso estender o período de implementação" original, mas que a opção existe e pode ser importante para a questão remanescente. "Temos que explorar todas as opções para quebrar impasse para um acordo", declarou.

May voltou a defender que o governo britânico está comprometido em fechar um bom acordo para o Brexit e, se isso significa "dias ruins em Bruxelas, que seja". Como mencionou outras vezes, a líder britânica disse que "nada está acordado até que tudo esteja acordado".

Tops da Gazeta