X

Crise climática

Onda de calor na Índia deixa 80 mortos e afeta vida selvagem

Temperaturas ultrapassam 45°C, ameaçando produção agrícola e abastecimento hídrico; 40 macacos morrem afogados em busca de água

Natália Brito

Publicado em 11/06/2024 às 15:50

Atualizado em 11/06/2024 às 15:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Onda de calor castiga regiões da índia / Ibrahim Rifath/Unsplash

Há quase um mês, regiões do norte e centro da Índia enfrentam temperaturas elevadas, resultando na morte de cerca de 80 pessoas. Essa onda de calor também ameaça a produção agrícola, o abastecimento hídrico e a saúde de humanos e animais. Na semana passada, um grupo de quase 40 macacos selvagens, em busca de água, acabou se afogando em um poço.

Desde meados de maio, as temperaturas em mais de 37 cidades ultrapassaram os 45°C, tornando essa onda de calor a mais longa já registrada no país, segundo Mrutyunjay Mohapatra, chefe do Departamento Meteorológico da Índia (IMD). Nova Déli, por exemplo, registrou temperaturas que se aproximam dos recordes de 2022, chegando a quase 49°C.

Consequências para a agricultura

O calor intenso e a escassez de água colocam a produção agrícola em risco, exacerbando os problemas comuns do verão, que vai de abril a junho. A falta de água, agravada pelas temperaturas extremas, afeta não só a agricultura, mas também o abastecimento de água para consumo humano e animal.

Mudanças climáticas e emissões de gases

A Índia é o terceiro maior emissor mundial de gases de efeito estufa, devido, em grande parte, à sua dependência de carvão para geração de energia. As mudanças climáticas têm intensificado essas ondas de calor, com estudos indicando que elas são agora quase 1,5°C mais intensas do que anteriormente. Este aumento de temperatura reflete as pressões atmosféricas e os padrões de precipitação alterados pelas mudanças climáticas.

Projeções futuras

Especialistas em clima do governo indiano alertam que as regiões afetadas enfrentarão temperaturas cada vez mais opressivas, conforme o mundo continua a aquecer. As mudanças climáticas não só intensificam as ondas de calor, como também agravam as condições de vida na região, com um impacto significativo na saúde pública e na economia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OPERAÇÃO NO CENTRO DE SP

Ação da PM contra jogos de azar destrói mais 170 máquinas caça-níquel em SP

Operação Impacto-Centro prendeu mais de 60 pessoas no centro de São Paulo

Futebol

Ronaldinho Gaúcho desiste de torcer para o Brasil na Copa América

Lenda da seleção afirmou em podcast que não vai acompanhar as partidas da Seleção

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter