X

papa

Viagem de papa Francisco ao Sudão do Sul é antecedida por massacre no país

O pontífice aterrissa na mais jovem nação do mundo, independente desde 2011, nesta sexta-feira (3), por volta das 15h do horário local

FOLHAPRESS

Publicado em 03/02/2023 às 09:32

Atualizado em 03/02/2023 às 09:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O papa Francisco / Reprodução

Uma disputa entre milicianos e pastores de gado em uma região rural terminou com o assassinato de 27 pessoas no Sudão do Sul um dia antes da chegada do papa Francisco ao país.

O pontífice aterrissa na mais jovem nação do mundo, independente desde 2011, nesta sexta-feira (3), por volta das 15h do horário local (10h no horário de Brasília) -a viagem é parte de um pequeno giro do pontífice pela África, e incluiu uma passagem pela República Democrática do Congo.

O episódio ocorreu no estado de Equatória Central, que também abriga a capital do país, Juma. A princípio, integrantes de uma milícia local mataram seis pessoas de uma comunidade pastora. Estes, por suas vez, retaliaram tirando a vida de 21 civis em um área próxima, incluindo cinco crianças e uma mulher grávida, segundo relato da Al Jazeera.

Em sua terceira visita à África subsaariana desde o início de seu papado, há dez anos, o líder da Igreja Católica de 86 anos busca restaurar a paz em uma região devastada por anos de violência.

No caso do Sudão do Sul, um tratado de paz assinado pelos principais grupos que participavam da guerra civil que mobilizou o território entre 2013 e 2018 havia reduzido de forma significativa a violência no país. Mas disputas entre comunidades rivais ainda são frequentes.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, que acompanha o papa ao Sudão do Sul junto com o moderador da Igreja da Escócia, afirmou estar horrorizado com últimos acontecimentos locais. Já Francisco, que encerrou a viagem à DRC em um encontro com bispos na capital, Kinshasa, não se pronunciou sobre o ocorrido.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CRIME DE TRÂNSITO

Motoristas pagam R$ 600 por dispositivo anti-multa

Golpe da folha magnética permite encobrir caracteres da placa do veículo

Oportunidade em Guarulhos

Feira de empregos: prefeitura e institutos devem oferecer 200 vagas em evento

Para participar dos processos seletivos é necessário levar um documento de identificação original e o currículo atualizado

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter