últimas notícias

Prepare o bolso: seca e geada devem elevar preço da carne

A geada que castigou as pastagens em quase todo Centro-Sul do País no início do mês, aliada à seca típica do outono/inverno no Sudeste e no Centro-Oeste, que impede a recuperação do capim, devem provocar uma aceleração no preço da carne bovina em agosto. Essa é a previsão de analistas independentes, que consideram a possibilidade de um aumento de até 13% na arroba do boi nas próximas semanas.

Além do fator climático, que reduz a quantidade de animais prontos para o abate, há ainda outros dois motivos que podem provocar essa inflação na carne bovina: o início do mês, que acelera o consumo com o pagamento dos salários, e, principalmente, o apetite dos chineses, importantes importadores de carne brasileira.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), na porteira da fazenda o aumento já chegou perto de 7% desde meados de junho no Estado de São Paulo. Na semana passada, a arroba oscilou em torno de R$ 154 em média, no interior paulista.

Por trás do FGTS.
A liberação pelo Governo Federal de R$ 30 bilhões retidos no FGTS anima ruralistas e supermercadistas. A expectativa é que, depois de quitar dívidas, o trabalhador despeje no varejo uma parte significativa desse recurso. Hoje, os estoques de café, carnes e leite são altíssimos por absoluta falta de poder de compra da população.

Azeite mofado.
O “azeite de oliva” que você está levando para casa pode ser, na verdade, óleo lampante, que é impróprio para consumo e feito de olivas mofadas. Os fraudadores misturam, em média, de 5 a 10% de lampante com óleo de soja e vendem como azeite... Como se prevenir: a principal dica é desconfiar de azeites muito baratos.

A mandioca vai...
O clima adverso nos Estados Unidos derrubou a produção de milho e aumentou as cotações do grão no mercado norte-americano nas últimas semanas. Pois bem, a intempérie está animando plantadores de mandioca no Brasil, que vislumbram uma eventual substituição do amido de milho pelo amido da raiz tipicamente brasileira caso a crise no fornecimento de milho se agrave ainda mais.

...invadir os States.
Em tempo: a sabedoria e a simplicidade do caboclo brasileiro ensinam que a melhor época para plantio da mandioca é na lua crescente de agosto, ou seja, entre os dias 7 e 14 do mês que vem...

Quer criar...
O Instituto de Pesca promove nos dias 24 e 25 de julho o curso sobre criação de camarão marinho com a tecnologia de bioflocos, que reduz o impacto ambiental. A técnica traz maior rentabilidade em relação a outras tecnologias devido à alta densidade do cultivo e à menor área necessária, além do melhor aproveitamento da ração.

...em cativeiro?
O curso será ministrado na avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, em Santos, e abordará também o histórico da carcinicultura brasileira e mundial. Informações: [email protected]

Filosoia do campo:
“Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver”, Clarice Lispector (1920-1977), jornalista ucraniana naturalizada brasileira.

Tops da Gazeta