últimas notícias

Acervo

Soja preta chega para substituir feijão na feijoada

Prepare o seu paladar: dentro de dois ou três anos, a soja preta deverá se tornar realidade na mesa dos brasileiros. Com sabor suave, fácil de cozinhar e altamente nutritivo, o grão surge como alternativa ao feijão. Testes feitos com o novo vegetal indicaram que ele está apto a compor saladas e outros pratos, com destaque para a sojoada, similar à feijoada, mas feita com soja preta. O grão tem quase o dobro de antioxidantes naturais que a soja convencional, o que reduz o envelhecimento das células, podendo colaborar com o funcionamento de órgãos como o coração e também proteger contra doenças degenerativas (artrite, aterosclerose, diabetes e câncer).

O novo vegetal foi desenvolvido em pesquisa científica conduzida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), em parceria com a Empresa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig). Batizada provisoriamente como BRSMG 715A, a soja negra será plantada pela primeira vez agora na primavera, em um área de 50 hectares (equivalente a 50 campos de futebol) para multiplicação das sementes que serão disponibilizadas ao produtor rural a partir de 2020. O novo grão foi apresentado neste mês, no momento em que o mercado interno de feijão está sendo abastecido pela Argentina.

Alguém passa...
O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Marcelo Lüders, admitiu na semana passada que as vendas de feijão caíram perto de 30% entre 15 de setembro e 15 de outubro, na comparação com o mesmo período de 2018.

...fome no Brasil?
Na avaliação de Lüders, a situação é preocupante e pode indicar uma escalada da subnutrição no Brasil.

O melhor café...
Um lote de café produzido na Fazenda Pai e Filho, de Ibiraci (MG), foi o campeão do Cup of Excellence – Brazil 2019. O grão teve nota 92,23. O evento é considerado o principal concurso do mundo para cafés especiais e foi realizado em Lavras, no sul de Minas. No total, o concurso teve 27 vencedores - que são os cafés com nota acima de 87 pontos -, de nove origens produtoras do país.

...do Brasil é de Minas.
O café da Pai e Filho e outros 27 grãos selecionados serão leiloados em 26 de novembro com participação dos principais compradores do mundo. Em 2018, a saca de 60 kg do café campeão do Cup of Excellence foi vendida por R$ 73 mil.

Água do mar...
A Resolução 316/2019, publicada no Diário Oficial da União no último dia 18, autorizou o envasamento de água do mar em garrafas para comércio. Com isso, o Brasil passa a ter, a partir de agora, quatro tipos de água envasada: natural, mineral natural, adicionada de sais e água do mar dessalinizada potável.

...para beber.
A água do mar deve ser registrada na Anvisa, que avaliará a forma de captação. Antes disso, somente as fontes de água doce eram autorizadas para a produção de água envasada.

Filosofia do campo:
"Quem se curva diante do opressor mostra a bunda para o oprimido". Millôr Fernandes (1923-2012), desenhista, escritor e jornalista carioca.

Tops da Gazeta