Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Um presidente que ataca os meios de comunicação, que diz que a imprensa mente e que toma medidas revanchistas para prejudicar os jornais impressos do País. Esta poderia ser a descrição de um líder totalitário de países como a Rússia, Turquia e até da Venezuela, mas é o que acontece neste exato momento no Brasil.
Continua depois da publicidade
Jair Bolsonaro (PSL) parece governar movido somente pelos seus caprichos e rancores pessoais, passando até por cima das leis que ele próprio decreta. Esta semana, ao assinar a Medida Provisória (MP) 892/2019, que dispensa as empresas de capital aberto de publicarem suas demonstrações financeiras em jornais de grande circulação, o presidente anulou uma lei que ele próprio havia sancionado que mantinha a obrigação das empresas de publicar atos oficiais em jornais impressos. Agora basta a publicação no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou no do próprio Diário Oficial da União.
A intenção do presidente, segundo suas próprias palavras, era a de dar uma "retribuição" ao tratamento que teria recebido da imprensa desde a campanha eleitoral. "Eu espero que o Valor Econômico sobreviva à Medida Provisória", disse Bolsonaro durante evento no interior de São Paulo. O jornal citado pelo presidente concentra a maior parte das publicações de balanços de empresas e frequentemente é atacado nas redes sociais pelos filhos de Bolsonaro.
Pela lei anterior, assinada em abril deste ano, a obrigação das publicações ia ser gradativamente extinta até 2022, tempo para as empresas de comunicação se adequarem à era digital e buscar outras alternativas de receita.
Continua depois da publicidade
Curioso citar que os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff também ameaçaram tomar a medida, mas não foram tão ousados. Quando um presidente ataca diretamente os meios de comunicação, ele está agredindo a liberdade e a independência da
imprensa.
Bolsonaro, com sua mania de perseguição, confunde o papel do jornalismo na sociedade democrática. Fiscalizar o poder público, levar informação ao cidadão e revelar o que os agentes públicos prefeririam esconder é o que a imprensa faz em todo o país livre e democrático ao redor do mundo.
Enfraquecer a imprensa atinge em cheio a democracia. As receitas de um jornal servem também para gerar emprego e manter a economia girando. Pena que o líder da nação por vezes parece não estar se importando com a democracia, com a economia e com os brasileiros. Está mais preocupado em gastar o tempo em se vingar de quem ele pensa que o persegue.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade