Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, durante a entrega de documentos de 1805 e 1806 à Câmara de Ilhabela | /Vitor Souza/PMI
A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, participou da primeira sessão de Câmara após o recesso, ocorrida na terça (6). Na ocasião, ela entregou ao presidente da casa de leis Marquinhos Guti a imagem dos originais e transcrição de dois dos mais importantes documentos do município.
Continua depois da publicidade
Trata-se da Portaria de Criação de Vila Bela da Princesa (antiga denominação de Ilhabela), que fora assinada pelo então governador da província Antônio José da Franca e Horta, determinando que fosse criada na ilha uma nova vila, desanexando o povoado da jurisdição do continente. Esse documento, assinado por Franca e Horta em 3 de setembro de 1805, determina a emancipação política e administrativa de Ilhabela e é um dos mais importantes para o município.
O outro documento entregue pela prefeita ao presidente da Câmara é o Auto de Ereção de Vila Bela da Princesa que compõem a primeira ata de Câmara de Ilhabela. No registro, datado de 8 de fevereiro de 1806, estão elencados todos os ritos de ereção da nova vila. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade