A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 12 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

O Pioneiro: Esporte Clube União completa 106 Anos

Clube foi fundado em 03 de setembro de 1916, por um grupo de esportistas liderados pelo Sr. João Benedick em Porto Feliz

Maria Eduarda Guimarães

02/09/2022 às 15:04  atualizado em 02/09/2022 às 15:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Escudo do Esporte Clube União.

Escudo do Esporte Clube União. |

A foto mostra o belo escudo do Esporte Clube União, o clube de futebol mais antigo da Terra das Monções! A trajetória do Esporte Clube União confunde-se com a história do esporte rei em Porto Feliz, por ser o primeiro clube a se organizar oficialmente nesta cidade.

Continua depois da publicidade

Sua fundação data de 03 de setembro de 1916, quando um grupo de esportistas liderados pelo Sr. João Benedick reuniu-se nas dependências do antigo Teatro Municipal, na Barra Funda - o bairro poético de Porto Feliz -, para consolidar a ata de fundação do primeiro clube de futebol desta cidade.

O histórico documento registra as presenças de personalidades ilustres da nossa terra, como José Elias Habice, Samuel de Moraes Fernandes, Elpídio Paes de Almeida, José Fernandes de Camargo, João Marinônio de Camargo, Aquiles Jorge de Oliveira, Apparício Pires, Tales Gonzaga de Campos Leite, Evaristo de Arruda Filho, Joaquim Guilharducci, Gumercindo Taque, Luiz Stettener, José Ferraz de Almeida Júnior, Francisco Dias Pacheco, Aristides Valentim Torres, José Esmédio Filho, Napoleão Albieiro, Francisco Lopes Soares e João Benedick.

O primeiro campo de treinamento do Esporte Clube União foi improvisado no planalto da Chácara do Sr. Aquilino Sorocabano, na antiga Estrada São Paulo/Mato Grosso, hoje Avenida Monsenhor Seckler, em meio aos arvoredos e flores que permitiam admirar a panorâmica paisagem da bucólica cidade de Porto Feliz, ainda quase uma Vila, naqueles velhos e saudosos tempos. Nesse belo recanto o Esporte Clube União manteve seu campo de futebol por alguns anos, até que fosse adquirido o terreno onde hoje se encontra o legendário Estádio Dr. José Esmédio Paes de Almeida, na Rua Tristão Pires – Barra Funda.

Continua depois da publicidade

Entre os momentos de glórias do Esporte Clube União nas jornadas esportivas, merece destaque o jogo com o São Paulo Futebol Clube realizado nesta cidade no dia 13 de agosto de 1931. A imprensa porto-felicense, por meio do jornal “O Porto Feliz”, noticiou a histórica peleja e anunciou a escalação do São Paulo Futebol Clube com seus jogadores titulares, famosos no Brasil e no mundo: Vidigal, Clodoaldo e Barthô, Abate, Alves e Miltom, Luizinho, Armandinho, Friedenreich, Biba e Siriri.

Arthur Friedenreich era, naquela época, simplesmente o maior jogador do futebol brasileiro e um dos maiores do mundo! No dia 19 de junho de 1938, em outra histórica jornada, o Esporte Clube União enfrentou nesta cidade, em partida amistosa, o poderoso esquadrão do Palestra Itália, atual Sociedade Esportiva Palmeiras e venceu por 4 x 3.

A renda dessa memorável contenda foi inteiramente destinada para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz. Vê-se, pois, que o Esporte Clube União, desde seus primeiros momentos, se dedicava não apenas às lides esportivas, mas também à benemerência social.

Continua depois da publicidade

No dia 12 de agosto de 1939 o Esporte Clube União voltou a enfrentar, em seu estádio, a equipe do São Paulo Futebol Clube. Nesse jogo o notável jogador Arthur Friedenreich atuou como árbitro e o clube da Rua Tristão Pires conseguiu grande vitória pelo placar de 4 x 1.

Ao longo dos 106 (cento e seis) anos de sua preciosa existência o Esporte Clube União revelou jogadores que se consagraram no Brasil e no exterior. Assim é o caso do atacante Rubini, campeão paulista pelo São Paulo Futebol Clube em 1957, com vitoriosas passagens por clubes do México e do Canadá. Destaque-se, ainda, que entre tantos outros atletas, o Esporte Clube União revelou o meio campista Murilo, que jogou nas Seleções Brasileiras de Base, bem como brilhou defendendo o Internacional de Porto Alegre e clubes do futebol boliviano

Revelou também o jogador Renato Moraes, que depois de defender as Seleções de Base do Brasil, deixou a carreira para se dedicar à medicina.

Continua depois da publicidade

Ressalte-se, ainda, o zagueiro Martelli, conhecido entre nós como “Nandão” que atualmente atua na Bolívia e já defendeu a Seleção Boliviana de Futebol.

Tanta história, tantos craques revelados, tantas conquistas no campo esportivo, tantas promoções sociais encabeçadas pelo Esporte Clube União, com destaque para a Campanha anualmente realizada em favor da Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz, enaltecem a valorosa agremiação vermelha e branca, patrimônio desta cidade, que tem o seu nome escrito no seleto rol das agremiações esportivas brasileiras com mais de 100 (cem) anos de preciosa existência.

O vermelho e branco estampados no uniforme do clube, foram escolhidos como lema de sua trajetória dentro e fora dos campos esportivos, pautada pelo espírito de luta e pela disciplina. O vermelho da força e da fé! O branco da paz e da construção social! O glorioso Esporte Clube União é, sem dúvida, um dos grandes orgulhos da histórica cidade de Porto Feliz! Tens o nome ligado à conquista / Dos mais brutos e ínvios sertões / E teus filhos o sangue paulista / Dos valentes heróis das Monções!

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados