A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 17 Junho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Alesp abre possibilidade para reeleição de André do Prado

Atualmente, reeleição é vedada pela Constituição paulista; mudança abre caminho para continuação de deputado do PL no poder

Bruno Hoffmann

29/10/2024 às 16:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
André do Prado é o atual presidente da Alesp

André do Prado é o atual presidente da Alesp | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Em menos de 20 segundos a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (29/10) uma proposta para mudar a lei e, assim, permitir a reeleição do presidente da Alesp. Hoje, quem está no cargo é André do Prado (PL).

Continua depois da publicidade

Atualmente, os mandatos da Mesa Diretora da Casa têm duração de dois anos e a reeleição é vedada pela Constituição paulista. O texto ainda precisa ser levado para votação dos deputados.

Quem é André do Prado

Durante este ano, Prado combinou com deputados de todas as vertentes políticas para não votar projetos importantes durante as eleições municipais em troca de apoio à sua reeleição.

O presidente da Alesp é um aliado próximo ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto

Continua depois da publicidade

Em setembro, o líder da bancada do PL na Assembleia, Carlos Cezar, protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com 53 assinaturas de deputados propondo a reeleição da Mesa Diretora no próximo ano.

Primeira eleição

Prado, que é ex-prefeito de Guararema, foi eleito para liderar a Alesp em março de 2023, logo no início da atual legislatura na Casa, ao superar Carlos Giannazi (PSOL), que teve a preferência apenas de integrantes de seu partido.

O parlamentar tinha o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de deputados bolsonaristas e até do PT.

Continua depois da publicidade

De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp. Ele substituiu Carlão Pignatari (PSDB), eleito no início de 2021.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados