últimas notícias
SERVIÇOS_alfabetizacao-de-adultos-eja-agencia-brasil_1_AGÊNCIA BRASIL
SERVIÇOS_alfabetizacao-de-adultos-eja-agencia-brasil_1_AGÊNCIA BRASIL
Foto: AGÊNCIA BRASIL

NOTAS

Inscrições para o EJA. A Secretaria de Educação de Cubatão abrirá no próximo dia 18 as matrículas para o ano letivo de 2020 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição poderá ser feita até o dia 29 deste mês. A idade mínima para ingressar na EJA é de 15 anos completos e as vagas são para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. A EJA é realizada em quatro unidades escolares municipais no período noturno, entre elas a UME Bernardo José Maria de Lorena, na av. Nossa Senhora da Lapa, 785 - Vila Nova, e UME Padre Manoel da Nóbrega, na avenida Beira Mar, 1392, no Jardim Casquesiro. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: cópia e original da carteira de identidade, da certidão de nascimento ou casamento, da declaração de trabalho (caso esteja trabalhando), do comprovante de residência recente, além de uma foto 3×4 e o histórico e declaração escolar. Os menores de 18 anos só poderão ser matriculados por um dos pais ou pelo responsável. (DL)

Mudanças no horário. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá esquema especial de operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú) para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos neste domingo, dia 17, onde ocorre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Das 15h30 às 18h, os trens circularão com intervalos de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Nos demais horários de domingo, o intervalo será de 10 minutos em toda a linha. Entre os dias 15 e 17, haverá composições extras disponíveis caso haja aumento de demanda. (GSP)

Enem. Até o dia 18, participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se sentiram prejudicados por questões logísticas na hora da prova podem entrar com recurso e pedir para fazer a prova novamente. O pedido deve ser feito pela Página do Participante. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o pedido não significa direito à reaplicação. Os casos serão analisados, individualmente, pela Comissão de Demandas da autarquia. Pelo edital do Enem, são considerados problemas logísticos fatores como desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica, entre outros fatores. (AB)

Tops da Gazeta