últimas notícias

Inscrições para cursinho pré-vestibular da Unesp vão até o dia 15 deste mês

O Cursinho Pré-Universitário Atena, projeto de extensão promovido por alunos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp Campus Botucatu, no interior paulista, está com inscrições abertas Da Reportagem De São Paulo

O Cursinho Pré-Universitário Atena, projeto de extensão promovido por alunos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp Campus Botucatu, no interior paulista, está com inscrições abertas. Até o dia 15 de julho, jovens poderão participar do processo seletivo que acontece nas cidades de Botucatu e São Manuel.

Para efetuar a inscrição, os interessados deverão acessar o blog do Cursinho Atena, onde encontrarão formulários eletrônicos que deverão ser preenchidos corretamente. A fase de seleção será realizada por entrevistas socioeconômicas. As etapas estão marcadas para o período de 17 a 19 de julho, em Botucatu, e de 31 de julho a 2 de agosto, em São Manuel. Na oportunidade, o candidato deverá levar uma lista de documentos como: cópia do RG (e original) do (a) candidato(a), cópia do RG ou CPF de todos os residentes da casa, cópia da conta de água e luz (é necessário ter o valor da conta), cópia de comprovante do pagamento de aluguel ou prestação da casa, cópia de comprovante de gastos médicos (se houver) e cópia do holerite dos trabalhadores onde reside o candidato entre outros.

Desde o início do ano, cerca de 180 jovens se preparam para os vestibulares de fim de ano. Agora, com o semiextensivo, a estimativa é abrir 80 novas vagas para Botucatu (com aulas no campus Rubião Júnior e na escola “Rafael de Moura Campos”) e outras 35 em São Manuel (aulas na escola “Prof. Walter Carrer”).

A proposta é oferecer aulas gratuitas de revisão de conteúdos abordados no Ensino Médio a estudantes que não têm condições financeiras de investir em um cursinho preparatório ao vestibular.

Mais informações sobre o Cursinho Pré-Universitário Atena podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook. A iniciativa, que completa 18 anos em 2018, conta com apoio da direção do Instituto de Biociências Botucatu, do Centro Acadêmico V de Junho e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unesp.

Preparação

Também em Botucatu, existe uma iniciativa específica semelhante para alunos que pretendem cursar Veterinária. A ideia é aproximar os estudantes do ensino médio, sem condições de pagar um curso preparatório, do dia a dia da universidade, dando a eles a possibilidade de ampliar os conhecimentos.

Segundo a professora Noeme Sousa Rocha, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ e coordenadora do cursinho, a interação com os universitários é um aspecto que estimula e esclarece os vestibulandos em muitos aspectos. “Não oferecemos somente as disciplinas que fazem parte da grade curricular dos cursos preparatórios convencionais. A cada turma também são oferecidas palestras sobre profissões e valores sociais como, por exemplo, importância da família ou vida em sociedade”, destaca a docente.

Tops da Gazeta