últimas notícias

Festa Literária de Paraty começa nesta quarta-feira

Para 2018, a expectativa de Paraty (RJ) é que entre 15 e 20 mil pessoas visitem a cidade para participar da 16ª edição da Festa Literária Internacional Por Agência Brasil

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa na quarta-feira (25), e, pela 16ª vez, a cidade vai ver seus restaurantes, hotéis e ruas cheias de leitores, escritores, críticos literários e outros trabalhadores da indústria do livro. Se o calendário da cidade já inclui festas que atraem mais público ou mais dinheiro que a Flip, nenhuma gera tanta divulgação para a cidade litorânea do sul fluminense, onde o turismo ocupa uma fatia de 70% a 80% da economia. Há alguns anos, a movimentação trazida pela Flip gerou uma programação paralela que toma conta de casarões de Paraty com discussões e festas que passaram a ser conhecidas como Off-Flip. Em 2018, parte dessa programação é considerada parceira do evento, que terá um número recorde de espaços alternativos de discussão da literatura. A curadora da Flip, Josélia Aguiar, conta que o recorde de 20 casas parceiras é positivo e que muitas vezes os assuntos das mesas principais ganham desdobramentos interessante nos palcos alternativos. Para 2018, a expectativa de Paraty é que entre 15 e 20 mil pessoas visitem a cidade para participar da festa. O Festival da Cachaça, que ocorre este ano entre 16 e 19 de agosto, chega a concentrar o dobro disso, segundo o prefeito, mas o perfil do turista que chega com a Flip é de um poder aquisitivo muito maior. A visibilidade que a Flip atrai também é uma oportunidade para que reivindicações sociais busquem espaço. Integrante do grupo caiçara Trindade Vive e do Movimento Jovem Bom é Jovem Vivo, Davi Paiva participou do Ocupa Flip, há dois anos, quando uma manifestação percorreu ruas da cidade e cartazes foram expostos no Centro Histórico para denunciar episódios de violência e o homicídio.

Neste ano, o grupo busca uma forma de pautar a discussão da segurança pública na cidade e fez um levantamento de homicídios que aponta um crescimento de 130% nos últimos dez anos.

Festa

A Flip será realizada de 25 a 29 deste mês em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.

Tops da Gazeta