últimas notícias

Festival de Teatro de Cubatão vai até o dia 19

Após sete anos, o festival retorna com cerca de 20 atividades gratuitas até o próximo dia 19; serão espetáculos, oficinas, mesa-redonda e performances Por Diário do Litoral De São Paulo

Com o tema ‘Nossa Intervenção é o Teatro’, o 15º Festac - Festival de Teatro de Cubatão, na Baixada Santista, teve início na sexta-feira, no recém-inaugurado Parque Linear do Pinhal do Miranda. Após sete anos, o festival retorna com cerca de 20 atividades gratuitas até o próximo dia 19. Serão espetáculos, oficinas, mesa-redonda e performances em diferentes lugares: do Centro à Vila Esperança, do Jardim Nova República até o Sítio Cafezal.

Os artistas locais Matheus Lípari, Julia Alves e Luana Albeniz já se apresentaram. Também houve apresentação do sarau do Coletivo Novo Paraíso, que reuniu agentes culturais com objetivo de se tornar uma plataforma para todas as artes, troca de saberes, vivências e ações colaborativas.

O parque teve, na sexta, uma cerimônia de abertura, seguido da apresentação do espetáculo ‘De Repente Thiago’, da Esquadrilha Marginália de Teatro de Rua. Inspirado no universo das obras de Ariano Suassuna, a esquete narra a história de três jovens retirantes que, de passagem pela cidade, contam os causos de Thiago, um humilde nordestino que tenta provar sua inocência diante do tribunal celeste. Com dramaturgia colaborativa e direção de Sander Newton, o elenco é formado por atores-criadores Luiz Guilherme Santos, Lucas Pereira e Michel Do Carmo. No caso de chuva, as atividades do dia 3 serão transferidas para a UME Estado de Alagoas (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda). A retomada do 15º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil e da Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura, com apoio da APAA - Associação Paulista de Amigos da Arte, Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, SESC Santos e La Casita. Programação em: http://fb.com/cubatao.festac.

Tops da Gazeta