últimas notícias

Região de Bauru recebe 'Corujão da radioterapia' neste mês

A iniciativa visa zerar a demanda reprimida de pacientes com câncer que necessitam do tratamento radioterápico e residem num dos 68 municípios abrangidos pelo DRS Da Reportagem De São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia neste mês o "Corujão da radioterapia" na região de Bauru, no interior de São Paulo. A iniciativa visa zerar a demanda reprimida de pacientes com câncer que necessitam do tratamento radioterápico e residem num dos 68 municípios abrangidos pelo DRS (Departamento Regional de Saúde). Mais de R$ 1,6 milhão serão destinados para esta finalidade.

Segundo o governo do Estado, os tratamentos serão agendados por contato telefônico prioritariamente para os pacientes com demanda já cadastrada pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). Deverão ser realizados no período de 180 dias, prorrogáveis por igual período, a contar da data de formalização da parceria por meio de Termo de Adesão, convênio ou contrato.

Ainda segundo o governo do Estado, a contratação dos serviços privados, filantrópicos e sem fins lucrativos visa atender uma demanda atual de 93 pacientes que precisam realizar sessões de radioterapia na região, abrangendo, por exemplo, casos de câncer de mama, próstata, cabeça e pescoço, sistema digestivo, entre outros. Os pacientes serão atendidos em serviços habilitados em oncologia, que deverão seguir as diretrizes do SUS.

"Com este 'Corujão' voltado especificamente à área de oncologia, queremos garantir que os pacientes com câncer possam realizar as sessões de radioterapia com maior agilidade, o que sem dúvidas contribui para o sucesso do tratamento", afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Mais informações sobre os procedimentos podem ser obtidas pelo www.saopaulo.sp.gov.br.

Tops da Gazeta