últimas notícias

Memorial da Imigração Judaica recebe exposição

Até o dia 26 deste mês, o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, recebe uma exposição com gravuras do pintor e escultor Lasar Segall Da Reportagem De São Paulo

Até o dia 26 deste mês, o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, região central de São Paulo recebe uma exposição com gravuras do pintor, escultor e gravurista, Lasar Segall. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O tema principal da exposição é a imigração judaica para o Brasil, país onde o pintor chegou em 1923 e viveu até sua morte, em 1957.

Além do engajamento com essas temáticas, as gravuras revelam a identificação do artista com imigrantes que, assim como ele, atravessaram o Atlântico em busca de melhores condições de vida na primeira metade do século XX. Muitos deles tornaram-se refugiados ("displaced people") que padeceram do antissemitismo em larga escala gerado pelo arbítrio sem limites do regime nazista, que culminou no Holocausto.

As gravuras que integram esta exposição podem ser vistas como parte do ateliê de criação artística de Segall. Contribuem para o entendimento de diversas facetas de um quadro que foi 'pensadíssimo'. Por outro lado, tem uma autonomia estética própria", diz o jurista e ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras, Celso Lafer.

Para prestigiar a exposição é preciso realizar uma inscrição no site www.memij.org.br.

SERVIÇO

Local: Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
Endereço: Rua da Graça, 160, bairro do Bom Retiro (São Paulo)
Telefone: (11) 3331-4507.

Tops da Gazeta