últimas notícias

Governo de São Paulo prorroga inscrições para 31 cursos gratuitos

Os interessados devem se inscrever pelo site do Novotec; público-alvo são alunos de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo Da Reportagem De São Paulo

Foram prorrogadas até o próximo domingo (8) as inscrições para os cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso. O público-alvo são alunos de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. Os interessados devem se inscrever pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Centro Paula Souza (CPS), o Novotec Expresso tem o objetivo oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e aumentar as chances de empregabilidade em áreas como tecnologia da informação, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras.

Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas 22,6 mil vagas, em 31 cursos rápidos presenciais, distribuídos por 150 municípios.

Um dos cursos oferecidos é o de Excel aplicado à área administrativa, que ensina a usar planilhas no ambiente de trabalho e de negócios. A estudante Alicia Jessie Henriques optou pelo curso para ajudar a mãe, que é costureira. "Como minha mãe tem empresa própria de costureira e ela toma umas decisões erradas na hora de cobrar, eu gosto de fazer umas planilhas para ajudá-la a calcular o custo de mão de obra", conta.

O critério de seleção priorizará estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. O Novotec Expresso não utiliza o Vestibulinho como forma de seleção.

As aulas começam em março de 2020. A carga horária é de 200 horas/aula, oferecida no período de contraturno escolar em 170 unidades de ensino todo o estado de São Paulo, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.

Tops da Gazeta