últimas notícias

Acervo

Pontos turísticos de São Paulo terão testes de HIV e sífilis

Ações gratuitas acontecem em locais como Masp e Memorial da América Latina; mais de seis mil testes foram ofertados na ação de saúde Da Reportagem De São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde vai ofertar mais de 6 mil testes de HIV e sífilis em diferentes pontos turísticos da cidade de São Paulo. As ações preventivas ocorrem até o próximo dia 9 de dezembro e fazem parte da 12ª Campanha Fique Sabendo, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (celebrado em 1º de dezembro).

Além da testagem para ambas as doenças, serão distribuídos cerca de 115 mil preservativos masculinos e femininos, bem como nove mil sachês de gel lubrificante. A programação é realizada por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, e integra locais como o Metrô Brás, Secretaria da Justiça, MASP, Memorial da América Latina, Casa da Cultura da Brasilândia, e conta com apoio da Aids Healthcare Foundation (AHF-Brasil).

O teste rápido por fluido oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos, com privacidade e sigilo do paciente garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que o paciente possa dar início ao tratamento.

PROGRAMAÇÃO

• Sexta-feira (6) - Memorial da América Latina
- Endereço: avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 (próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
- Horário: das 9h30 às 16h
- Ações: 500 testes rápidos de HIV e sífilis, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos.

• Sábado (7) - Casa Cultural da Vila Brasilândia
- Endereço: rua General Penha Brasil, 2508
- Horário: das 12h às 16h
- Ações: 400 testes rápidos de HIV e sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 2 mil sachês de gel lubrificante e 2 mil preservativos femininos.

• Segunda-feira (9) - Secretaria da Justiça
- Endereço: páteo do Colégio, 148 (próximo estação Sé do Metrô)
- Horário: das 9h30 às 15h30
- Ações: 400 testes rápidos de HIV e de sífilis, 400 autotestes de HIV, 20 mil preservativos masculinos, 1 mil sachês de gel lubrificante, 2 mil preservativos femininos.

Tops da Gazeta