últimas notícias

Turismo

Parque do Povo. 
O espaço  onde acontece a festa é coberto e pelo seu formato, também é conhecido como Pirâmide. É aqui que as quadrilhas juninas competem entre si na dança, roupa e música, para ver qual é a mais bonita da festa. A tradição da quadrilha vem dos bailes franceses, onde se dançava em pares. No Brasil, ela ganhou toques tipicamente nordestinos, com influências do baião, xaxado e forró, e a apresentação tem que ter um casamento, com noivo, noiva e padre.
Parque do Povo. O espaço onde acontece a festa é coberto e pelo seu formato, também é conhecido como Pirâmide. É aqui que as quadrilhas juninas competem entre si na dança, roupa e música, para ver qual é a mais bonita da festa. A tradição da quadrilha vem dos bailes franceses, onde se dançava em pares. No Brasil, ela ganhou toques tipicamente nordestinos, com influências do baião, xaxado e forró, e a apresentação tem que ter um casamento, com noivo, noiva e padre.
Foto: Manuel Pereira/Sigmapress/Folhapress

São João em outubro

O coronavírus adiou uma das maiores festas juninas do país, o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

O ano está correndo, estamos no mês de maio, e a Covid-19 não dá sinais de que vai embora tão cedo. Por conta disso, centenas de eventos programados para os próximos meses foram reagendados, e as festas juninas, uma tradição brasileira, estão na mira. Uma delas, o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba, foi adiado para outubro.

O anúncio foi feito em uma live pelo prefeito da cidade, Romero Rodrigues, no dia 23 de abril. Segundo ele, tomar essa decisão não foi fácil, visto que a festa movimenta o setor turístico da cidade, que envolve os hotéis, restaurantes e as agências de viagem. Mas, ainda segundo Rodrigues, o momento agora é de voltar as atenções no combate ao coronavírus.

Macaque in the trees
Fogueira cenográfica: Os 20 metros de altura da fogueira chamam a atenção de longe, mas ela não arde como fogo: é uma construção feita com materiais plásticos, tecido e cola. Mas fica tão real que é muito parecida com uma fogueira verdadeira. Nos últimos anos, ela é montada no recinto do Parque do Povo, perto da Cidade Cenográfica, outra atração da festa, que reproduz locais importantes de Campina Grande, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Cassino Eldorado e o Museu Histórico e Geográfico

Ele assegurou que, assim que possível, o calendário das atrações do São João será divulgado, para preparar o turista para a grande festa que virá. Uma das áreas mais movimentadas da festa é o Parque do Povo, onde acontece a cerimônia de casamento coletivo, que é de verdade mesmo: aproveitando a tradição do casamento caipira, a prefeitura realiza um grande encontro no qual casais oficializam sua união. Mas, por enquanto, o Parque está fechado para eventos.

Além do casamento coletivo, o São João de Campina Grande tem outras atrações que chamam milhares de turistas de todo o Brasil. A festa acontece tradicionalmente durante todo o mês de junho, em homenagem a São João, um dos santos mais cultuados do Nordeste. É no Parque do Povo que as quadrilhas dançam forró e competem entre si com coreografias, roupas e música.

Macaque in the trees
Casamento coletivo: Não é de mentira: o casamento é outra tradição da festa de São João. A prefeitura marca uma grande cerimônia para que os casais possam oficializar sua união perante a lei

Outro evento que chama a atenção é a Locomotiva Forrozeira, que transporta o Expresso do Forró: um passeio de trem nos finais de semana que vai da estação Velha, em Campina, até o distrito de Galante. Os vagões são decorados com temática junina e trios de forró se apresentam o tempo todo. Tem também a Fogueira Cenográfica, com 20 metros de altura, que pode até não ter fogo, mas é tão bem construída que se assemelha muito à realidade. Mas a festa vai ter de esperar até outubro para acontecer, e quando chegar o dia, será ainda mais bela.

Macaque in the trees
Locomotiva Forrozeira. Nos finais de semana de junho, vagões são decorados com temas de festa junina e a viagem da Estação Velha até o distrito de Galante conta com a apresentação de trios de forró. O trem se transforma em um salão de baile ambulante e os passageiros viajam e dançam ao mesmo tempo

Galeria de Fotos

Tops da Gazeta