Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 20 Julho 2018 17:11

Começa a 45ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela

A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município é receber ao longo do mês cerca de 50 mil visitantes, que deverão gerar retorno para a cidade da ordem de R$ 100 milhões
As regatas da 45ª Semana de Vela começam neste sábado (21), a partir das 11h As regatas da 45ª Semana de Vela começam neste sábado (21), a partir das 11h Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

A abertura da 45ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela teve show da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval.

Antes disso, o público assistiu a um inusitado espetáculo envolvendo arte, música, tecnologia de vídeo com conteúdo 3D, performance interativa, e show de luzes e fogos de artifício. “Será um marco na história do evento. Pretendemos celebrar e homenagear o esporte, os atletas, e os 45 anos da Semana de Vela, o maior evento náutico da América Latina. Nesse contexto, o Race Village ganha importância ainda maior por integrar turistas, velejadores, seus familiares e moradores”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

As regatas da 45ª Semana de Vela começam neste sábado, a partir das 11h, com a prova de longo percurso, a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. Entretanto, uma hora antes, às 10h, no Canal de São Sebastião, está agendado o desfile dos 120 barcos inscritos na competição.

A fim de aumentar a participação do público ao evento, a Prefeitura criou ações como o Hospitality Boat, uma escuna que levará as pessoas para acompanhar as disputas no mar. O serviço gratuito começa a funcionar neste sábado, e segue até o próximo sábado (28). A embarcação zarpa do Píer da Vila, sempre às 11h.

Mas quem ficar em terra também poderá acompanhar as regatas e conferir todos as nuances da disputa no mar. No Race Village, um telão mostrará a evolução dos barcos em tempo real (por meio de GPS) e um locutor especializado em vela explicará cada detalhe das provas ao público presente ao Centro Histórico.

Por dentro de um navio de guerra com o apoio da Marinha do Brasil, moradores de Ilhabela e turistas terão a oportunidade de conhecer o NSS Felinto Perry, navio de socorro submarino equipado para apoio ao mergulho, combate a incêndio e resgate. Ancorado próximo ao Centro Histórico, estará aberto para visitação neste domingo e segunda-feira, das 13h30 às 16h.

Para garantir entrada na embarcação é preciso pegar a pulseira de acesso no estande da Marinha instalado no Race Village.

Pegada ecológica

Como não poderia deixar de ser, Ilhabela e ecologia são sinônimos. Ações durante o mês náutico ratificam essa condição. Um dos estandes instalados no Race Village é do ‘Meu Copo Eco’, uma solução colaborativa que reduz a quantidade de lixo em eventos. Isso porque permite substituir até 100% dos copos descartáveis por reutilizáveis, contribuindo para o consumo consciente e possibilitando a redução de até 80% dos resíduos gerados. As pessoas podem comprar copos ou ‘alugá-los’, pagando um caução para receber o dinheiro de volta na devolução.

Outra atividade com pegada ecológica foi o Projeto Estação de Moda Sustentável, que apresentou roupas confeccionadas com material reciclado. A passarela do Race Village contou com a presença da modelo e atriz Ellen Rocche e o desfile foi ao som de Maurício Gasperini e banda, com a participação do cantor Toni Garrido. Todos os modelos usaram roupas feitas a partir de retalhos de tecidos com a técnica de patchwork. O projeto tem um estande, no Race Village, para venda de peças desenvolvidas pelas costureiras e artesãs das comunidades tradicionais caiçaras.

Noites de som e palestras

Depois das regatas, as noites no Race Village ganham atrações variadas, com destaque para palestras e shows musicais. No sábado, o paraquedista Luigi Cani aborda o tema “Você Pode Voar”. No dia seguinte, domingo (22), é a vez do navegador Amyr Klink falar sobre suas “Expedições”. Para embalar o Race Village, apresentações da banda Tom Cats (sábado) e Serial Funkers (domingo) estão programadas para começar  às 20h.

O Race Village segue com intensa programação até o dia 29 de julho e ainda vai receber apresentações de nomes como Os Paralamas do Sucesso, na próxima segunda-feira (23), e Diogo Nogueira (27). O espaço conta ainda com estandes destinados ao turismo, esporte, reunindo fotos históricas de Marco Yamin, media center, além da Marinha do Brasil, Feira Literária de Aventura e palestras.

Michelangelo

Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo entre 9h e 22h.

50 mil visitantes

Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante o mês de julho. No primeiro final de semana foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias. Nesta semana é o início da 45ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. O evento segue até o dia 28 e promete lotar a cidade.

A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município é receber ao longo do mês cerca de 50 mil visitantes, que deverão gerar retorno para a cidade da ordem de R$ 100 milhões.

Turismo

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado