Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 27 Julho 2018 17:50

Prefeitura distribui “Manual da Ilha” a turistas que chegam a Ilhabela

Mais uma atividade da prefeitura a caminho de fomentar a sua nova marca: Ilhabela, vida natural
O manual é um folder com informações importantes para a diversão e segurança do turista e do meio ambiente O manual é um folder com informações importantes para a diversão e segurança do turista e do meio ambiente Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

Com o objetivo de fomentar o ecoturismo no arquipélago, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo vem providenciando diversas medidas em diferentes níveis, desde a informação e educação até medidas evitando atividades irregulares, projetos para mais segurança, manutenção adequada de trilhas e locais de passeios em ecoturismo.

Na época do lançamento da nova marca para Ilhabela, o secretário Ricardo Fazzini, da pasta Desenvolvimento Econômico e do Turismo, destacou a importância das iniciativas para um turismo de qualidade, com vistas para o desenvolvimento do ecoturismo. “Temos estruturado o Destino Ilhabela para atingirmos a meta de sermos o melhor destino de natureza do Brasil. As infraestruturas nas trilhas permitirão transformá-las em um produto de qualidade, gerando emprego para os monitores e também segurança e conforto ao colaborador e ao turista”.

Entre as variadas ações, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, começou a distribuir o “Manual da Ilha” para turistas quando chegam a balsa para atravessar ao município. Ele é entregue na cabine de cobrança do pedágio. O manual é um folder com informações importantes para a diversão e segurança do turista e do meio ambiente.

No manual constam aos visitantes que o município de Ilhabela têm leis municipais muito importantes para preservar o meio ambiente, além de oferecer conforto e segurança tanto a quem visita como para quem mora em Ilhabela.

Para Márcio Tenório (MDB), prefeito de Ilhabela, as atividades propostas em prol do ecoturismo promovem segurança e sustentabilidade, além de proteger as belezas naturais do arquipélago que praticamente se mantém desde a época dos primeiros navegantes nestas águas.

Ainda no impresso, o leitor confere o que não pode ser praticado no município, como por exemplo, a Lei n° 12094/2017, que proíbe fogos de artifício com estampido (som), limites de som e velocidade dos veículos, como atuar quando encontrar animais nas praias e em trilhas, a proibição de churrascos e acampamentos nas praias, evitar queimadas, entre outras indicações.

O folder também apresenta a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cidade monitorada e mobilidade urbana.

A ideia do folder veio do Legislativo através de uma reivindicação, com um requerimento encaminhado pelo vereador Vando da Vila (PP). O Executivo agregou a reinvindicação e colocou em prática. “A equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, por meio do Departamento de Comunicação, está de parabéns pelo trabalho. Este folder é um excelente meio de comunicação entre a Administração e os turistas que visitam a nossa cidade. Assim, a qualidade do turismo melhora e damos qualidade de vida aos nossos moradores. Parabéns também ao vereador Vando da Vila pela importante reivindicação”, disse o prefeito Márcio Tenório.

Outro ponto que o município tem atuado para receber os turistas é trabalhar para chegar a um turismo de excelência. Recentemente o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, esteve em ação de benchmark onde as ações se preocupam fortemente pela manutenção da cultura local, por preservar as características caiçaras, fomentando a identidade do próprio município.

O investimento em turismo de cruzeiros também vem apresentando grande sucesso e sendo espelho para as outras três cidades que formam o Litoral Norte: Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros, com uma das mais acidentadas paisagens da costa brasileira, possuindo todas as características de um relevo jovem. O seu aspecto geral é de um conjunto montanhoso (Maciço de São Sebastião e Maciço da Serraria, Península do Boi).

Uma das características mais marcantes do arquipélago é a Mata Atlântica predominante e preservada, sendo a Serra de Ilhabela coberta por floresta. Entre todos os municípios abrangidos pela Mata Atlântica, Ilhabela foi aquele que mais preservou a floresta, devido a um programa de contenção de crescimento urbano, programa criado pelo Parque Estadual de Ilhabela (PEI), criado em 20 de janeiro de 1977 pelo decreto estadual nº 9414, com área de 27,025 hectares correspondente a cerca de 78% do território abrangido pelo arquipélago.

Para tanto, os rumos que a prefeitura tem dado ao turismo no município vem de acordo com o que se preserva há anos, coroando o ecoturismo e caminhando para ratificar ainda mais Ilhabela como um destino de turistas do mundo todo.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado