Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quinta, 06 Setembro 2018 17:48

Caraguatatuba tem as melhores praias para pesca e mergulho livre

Entre as praias estão a Ilha do Tamanduá, Martim de Sá, Capricórnio, Mococa e Cocanha, além da vizinha mais famosa, Massaguaçu
Nas praias de Caraguatatuba podem ser praticadas algumas modalidades de pesca, como a pesca de costão, que é realizada nas pedras Nas praias de Caraguatatuba podem ser praticadas algumas modalidades de pesca, como a pesca de costão, que é realizada nas pedras Divulgação/PMC
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

Caraguatatuba têm excelentes praias para a pesca esportiva, inclusive cenários de competições, são as consideradas as melhores praias para pesca de arremesso do litoral paulista, como a Ilha do Tamanduá, as Praias de Martim de Sá, Capricórnio, Mococa e Cocanha, a vizinha e mais famosa, Massaguaçu, praia de tombo a apenas 8 km do Centro do município, apesar de ter tudo a mão no próprio bairro, à beira da Rodovia, sentido de Rio de Janeiro.

Quem deseja, pode lá se hospedar que terá todos os serviços, uma estrutura completa para te atender. Além disso é iluminada em toda sua extensão, o que facilita bastante a pesca noturna.

Nestas praias podem ser praticadas algumas modalidades de pesca, como a pesca de costão, que é realizada nas pedras. Lá você encontra as iscas, que são as baratinhas, mexilhões e saguaritás. São pescadas Garoupas frequentemente desta forma.

Na praia, geralmente se usa o meio dela para a pesca de arremesso, as iscas podem ser encontradas também naturais, na mesma praia, pequenos peixes, moluscos e crustáceos como sarnambis, tatuíras e marias-farinha. Ainda no meio da Massaguaçu há um quiosque que vende iscas como corruptos e camarões.

No Centro, na Praia do Camaroeiro vende o camarão sete-barbas fresquinho, você compra das mãos dos pescadores.

Peixes para pescar

Em Caraguatatuba você encontra espécies diversas, inclusive peixes de grande porte, como: garoupas, robalos, cações, corvinas, betaras, pampos, baiacus, bagres e arraias.

Material de Pesca

Caniços entre 3,60 e 4,25m, linha 0,20mm com arranque 0,45mm.

Caso queira peixes menores, pode utilizar caniços com medidas entre 2,70 e 3,30m, linha 0,16mm, arranque 0,28mm e molinete pequeno e anzol entre o 6 e 8 do modelo maruseigo.

Esporte e mergulho

Em Caraguatatuba há diversos pontos de mergulho, porém as ilhas do Tamanduá e Cocanha são as mais procuradas por praticantes de mergulho livre devido suas incríveis belezas, sua fauna e flora marinha exuberante, com formações rochosas submersas e muitos parcéis.

Ilha da Cocanha

Em frente à Praia da Cocanha, é uma pequena ilha com Mata Atlântica no oceano.

O acesso de barcos pode ficar por conta de embarcações na própria Praia da Cocanha, para saber mais só no Rancho dos pescadores com fácil acesso na própria praia da Cocanha.

A Ilha da Cocanha tem uma praia pequena, onde turistas podem partir para seus mergulhos.

Também há outra aventura, uma caminhada tranquila que leva a um antigo casarão dali.

Bird Watching, por ter uma floresta com cobertura ainda nativa, pássaros típicos da região visitam e abrigam o local, como: bem-te-vis, gaviões, tiés sangue, uma delícia para observadores de aves e fotógrafos.

Ilha do Tamanduá

Esta ilha aqui é destaque nesta matéria, pois é procurada tanto para pesca quanto para mergulho! A Ilha do Tamanduá é conta com belezas naturais que saltam aos olhos. Além de ser a maior ilha de Caraguatatuba.

Para mergulho livre têm muitos parcéis e rochas submersas, com uma variedade incrível e diversa de fauna e flora marinhas.

Em feriados e temporadas há passeios de escuna, barco ou até moto aquática, assim como também o aluguel destes transportes, vale checar os aluguéis que são realizados nas Praias Tabatinga, Mococa, Massaguaçu e Martin de Sá.

Lá, não há infraestrutura, então, se prepare, levando água, lanches leves, protetor solar e repelente de insetos. Use roupas adequadas para seu conforto e segurança.

Operadoras de mergulho

Quer uma mãozinha ou aulas? Procure uma operadora de mergulho e conheça os planos que ela pode oferecer!

Proteção

Use protetor solar e leve repelentes de insetos e, não se esqueça, em qualquer situação traga seu lixo com você. Use roupas adequadas para seu conforto e segurança.

Deixe apenas pegadas e, de lá não traga nada além de fotos, nem uma concha deve ser trazida, que além de ser protegida também por lei federal, desequilibra o sistema ambiental do local e você não quer isso para seus filhos, netos, não é? Legal!

Preservar a natureza é obrigação de todos!

Outra situação que sempre lembramos, se sentir a necessidade de uma guia para o passeio, contrate sempre um guia local, onde estiver, ele conhece as condições climáticas, da maré, as histórias, lendas e a biodiversidade, podendo agregar não apenas riqueza ao passeio como segurança.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado