Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 22 Fevereiro 2019 22:32

Curitiba e sua modernidade

Conhecida por seu planejamento urbano moderno e por suas áreas verdes, Curitiba conta com bons atrativos para os seus visitantes
O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba Detanan
Por Priscila Freitas
De São Paulo

Quem visita Curitiba sai da cidade encantando com sua arquitetura moderna, suas áreas verdes e seu sistema de transporte público eficiente, o que contribui para o turismo. E o que não faltam em Curitiba são atrações turísticas que merecem ser exploradas durante todo o ano. Pelas ruas e espaços verdes da capital, moradores e turistas podem apreciar cartões-postais que são pura nostalgia ou que mostram a riqueza natural, histórica, religiosa e cultural da cidade. Vários desses locais, inclusive, passaram ou estão passando, desde 2017, por renovações feitas pela Prefeitura.

“Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, cartões-postais de Curitiba foram revitalizados para garantir uma experiência ainda melhor para quem os visitam”, salienta a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Ela cita como exemplos o Bondinho da Rua XV de Novembro, a Capela da Glória, a passarela do Parque Tanguá, a Rua Trajano Reis e a Torre Panorâmica das Mercês.

Ela lembra também que, até o início do segundo semestre, curitibanos e turistas poderão voltar a apreciar outra atração imperdível da cidade, o Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, no bairro São Francisco. “Belo exemplo do estilo art nouveau, na capital, o Palácio Belvedere, foi incendiado no fim de 2017 e está sendo totalmente restaurado pela Prefeitura”, salienta Tatiana.

Além de seu lado histórico, Curitiba tem revela lados mais descolados em suas ruas, alamedas e avenidas. Com bares, brechós, lojas, cafés, coletivos e casas noturnas, esses endereços merecem ser explorados por turistas por reunirem locais que caíram nas graças de jovens antenados e apaixonados por boa gastronomia, cultura, movimentos colaborativos, moda autoral e bicicletas.

“Curitiba tem se transformado e vem ganhando novos empreendimentos criativos por toda a cidade. Com clima meio Brooklyn, meio Berlim, muitas dessas vias têm um cenário inspirador, inclusive, com criativos grafites adornando muros e prédios”, destaca Tatiana Turra. Curitiba se tornou uma das mais belas cidades do sul do país e o ViajaNet separou alguns passeios imperdíveis para quem for visitar a capital paranaense.

Santa Felicidade

Esse é o bairro mais italiano de Curitiba e é repleto de cantinas e restaurantes para comer durante o dia ou à noite. Dentre eles, o mais conhecido é o Madalosso, maior restaurante da América Latina, com capacidade para 4.500 pessoas. O bairro tem outros locais de interesse, como a Igreja de São Judas Tadeu e o Curitiba Antique Car, um espaço dedicado aos apaixonados por carros.

Batel

Um dos bairros mais nobres da cidade, o Batel tem ar residencial e exibe um belo casario, mas tem diversos outros atrativos. Lá estão a Praça Espanha, ponto de encontro de crianças, adultos e jovens, que abriga uma feira de antiguidades aos finais de semana; a praça do Japão, inspirada nos Jardins orientais, com uma bela biblioteca, e o Hard Rock Café, único restaurante da famosa cadeia no Brasil.

Rua das Flores

Este pedaço da rua XV de Novembro, mais conhecido como “Rua das Flores”, foi a primeira avenida no Brasil fechada para o trânsito de veículos. É, é outro lugar marcante da cidade e conta com restaurantes, lojas e cafés, além de fotogênicos prédios históricos, artistas de rua e, claro, bancas de flores. Rua XV de Novembro – Matriz.

Curitiba é considerada a capital nacional da cerveja artesanal

Considerada a capital nacional da cerveja artesanal, Curitiba (e região) concentra a maior produção brasileira, com 33 cervejarias e cerca de 400 mil litros mensais.

Desde 2017, a Prefeitura lançou o programa Curitibéra, que veio para unir os micro cervejeiros, posicionando a capital como um destino referência da cultura de cerveja artesanal. “Essa cultura veio com as diferentes colonizações europeias que chegaram à cidade, dos alemães, poloneses, ucranianos e russos”, lembrou a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.

Ela lembra ainda que o programa prevê diversas ações de fomento ao setor, como capacitações, apoio a eventos e o Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana. “Com isso, conseguimos fortalecer a economia da região com a criação de novos produtos turísticos, entre eles a cerveja”, afirmou.



NÃO DEIXE DE CONHECER



turismo opera de ar me curitiba cred vbacarin 859Ópera de Arame: A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.
(Foto: Vinicius Bacarin)



turismo jardim bot nico curitiba cred detanan 857Jardim Botânico: Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, o local foi inaugurado em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
(Foto: Detanan)



pa o da liberdade credito orlando kissner smcs 855Paço da Liberdade: Construção de 1916 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau e antiga sede da Prefeitura de Curitiba. Foi restaurado, mantendo as características originais do edifício. Dentro é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento de água através de pisos de vidro (antes do prédio da Prefeitura, o local abrigava o Mercado Municipal).
(Foto: Orlando Kissner/SMCS)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado