Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sábado, 02 Março 2019 09:48

Caldas Novas é a cidade dos parques aquáticos e estância hidrotermal

A cidade se tornou "figurinha carimbada" nas listas de destinos preferidos entre os brasileiros para as férias em família
Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Possui centenas de piscinas com águas termais em seus hotéis e clubes, que atraem turistas de todo o País, principalmente das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O turismo na cidade é grande durante todo o ano, mas os meses de férias costumam atrair ainda mais visitantes, e suas águas termais representam o principal ativo da cidade Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Possui centenas de piscinas com águas termais em seus hotéis e clubes, que atraem turistas de todo o País, principalmente das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O turismo na cidade é grande durante todo o ano, mas os meses de férias costumam atrair ainda mais visitantes, e suas águas termais representam o principal ativo da cidade Luiz Manoel
Por Priscila Freitas
De São Paulo

Muitos ainda não entendem o sucesso das águas quentes de Goiás, mais especificamente, Caldas Novas. A cidade se tornou "figurinha carimbada" nas listas de destinos preferidos entre os brasileiros para as férias em família.

Se antes a fama era de cidade para turismo da terceira idade, atualmente Caldas Novas é nacionalmente reconhecida por seu crescimento nos negócios que envolvem o turismo. Por ano, a cidade já recebe cerca de quatro milhões de pessoas.

Renata Coelho Mastandrea, Community Manager do TurismoCity, falou dos principais atrativos da cidade da região Centro-Oeste.

"Caldas Novas é a cidade dos parques aquáticos, três deles se destacam - o Hot Park, o diRoma Acqua Park e o Termas Lagoa Quente. Para aproveitar, o ideal é reservar um dia para cada. Falando em parque aquático, o Hot Park fica na cidade de Rio Quente, a 30km de Caldas Novas. O parque aquático, que fica no mais famoso empreendimento hoteleiro da região: Rio Quente Resorts, é um parque aquático enorme e com muitas atrações, entre elas uma piscina com ondas conhecida como Praia do Cerrado, piscina com correnteza, tirolesa, aviário, toboáguas, etc", diz Renata.

O ponto alto de Caldas Novas, de acordo com a especialista são as estâncias hidrotermais. "Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo. A água termal, ou água quente é utilizada tanto para lazer ou de forma terapêutica, pois estimula o relaxamento muscular", afirma a Community Manager.

O turismo na cidade é grande durante todo o ano, mas os meses de férias, costumam atrair ainda mais visitantes. "Apesar da alta temporada ser nas férias, abril, maio e junho são considerados os melhores meses para visitar a região, porque chove pouco, o que ajuda a aliviar o calor característico de Goiás", explica Renata, que dá uma dica: "Não esqueça de visitar o Casarão dos Gonzaga, um edifício histórico que preserva objetos antigos e hoje é utilizado como centro de apoio ao artesão. Esse também um local onde é possível comprar artesanatos típicos de produtores locais".

O grupo Hoteleiro diRoma separou algumas curiosidades sobre as águas termais

O descobrimento das águas termais da região se deu em 1722 pelo sertanista Bartolomeu Bueno da Silva em uma de suas explorações em busca de pedras preciosas; Caldas Novas é conhecida no Brasil como 'a capital das águas quentes', mas o título de maior manancial termal do mundo a faz reconhecida mundialmente. Ao contrário do que muitos pensam, a história de um vulcão inativo que aquece as águas de Caldas Novas e Rio Quente foi contestada após análises e estudos;

As águas quentes emergem entre 34°C e 58°C em Lagoa de Pirapitinga (em Caldas Novas) e no Rio Quente. As temperaturas são naturais.

No Hotel Roma foi instalada uma torneira de água "quente-fria", que preserva as propriedades, para o consumo entre os hóspedes;

Por conta da vasodilatação provocada pela temperatura da água e suas propriedades, não é recomendável para as gestantes os banhos de imersão. Todas as piscinas das 12 opções de hospedagem do diRoma são abastecidas com águas termais; Entre os hotéis do grupo existe um inspirado nos antigos banhos romanos.



NÃO DEIXE DE CONHECER



parque estadual da serra de caldas novas secret ria de turismo goi s 1780Parque Estadual da Serra: Criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, o parque fica entre Caldas Novas e Rio Quente. É um dos passeios mais tradicionais da região e perfeito para quem gosta de ficar perto da natureza.
(Foto: Divulgação)



foto parque aqu tico cred divulga o pmcn 1846Hot Park: É um parque aquático de águas naturalmente quentes, foi o primeiro do mundo nessa categoria. Localizado em Rio Quente, Goiás, Brasil, é o maior e mais movimentado parque aquático do país. Sua principal atração é: a Praia do Cerrado com 6 milhões de litros de água.
(Foto: Silvio Quirino)



jardim japon s caldas novas credito luis manoel vasconcellos 1778Jardim Japonês: Espaço trabalhado em paisagismo ao estilo japonês com fontes, pontes e bambus, ambiente tranquilo e familiar. É um dos pontos turísticos mais visitados de Caldas Novas.
(Foto: Luis Manoel Vasconcelos)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado