Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sexta, 15 Março 2019 22:24

Os encantos de Noronha

Fernando de Noronha está entre os lugares mais bonitos do Brasil e caiu no gosto de diversos artistas
A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome “Quaresma” A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome “Quaresma” Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo
Por Priscila Freitas
De São Paulo

Fernando de Noronha é um destino muito amado por quem já conhece e muito desejado por quem ainda não teve a oportunidade de visitar a ilha. Tanto é que o primeiro lugar no ranking de melhores praias do Brasil vai para a Baía do Sancho.

A cidade fica em Pernambuco e leva esse nome por conta do explorador Fernão de Noronha, a quem foi atribuído a descoberta das ilhas. O fato curioso é que, em questão de distância, a ilha fica mais próximo de Natal (360km), capital do Rio Grande do Norte, do que da capital pernambucana (545km). Composta por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, Fernando de Noronha tem diversos atrativos naturais para turistas de todos os lugares do mundo.

De acordo com a agência on-line de viagens 123 Milhas, é preciso planejar com bastante antecedência a viagem ao arquipélago. "Essa não é uma viagem necessariamente barata, apesar de ter todo o potencial para ser uma das mais inesquecíveis, por isso é preciso se organizar bem para passear por lá", afirma a agência.

A consultora de viagens, Ana Cristina Siqueira, afirma que o clima na região é tropical em boa parte do ano, com chuvas esparsas ou quase inexistentes. "Em pelo menos seis meses do ano, Fernando de Noronha conta com um tempo agradável para quem gosta de verão o tempo todo. Isso facilita no momento de montar a viagem, já que dá pra escolher outros meses, sem ser necessariamente os das férias (janeiro, julho e dezembro)", afirma Ana, que completa: "Pesquise por promoções e por tarifas de baixa temporada, pois a secretaria de turismo de Pernambuco apresenta descontos que podem chegar a 30%".

Reduto das celebridades

Ao desembarcar em Fernando de Noronha, os turistas podem encontrar celebridades por lá. Inclusive, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank abriram uma pousada de luxo na ilha, com diárias a partir de R$ 1.500.

"Fernando de Noronha tem um significado muito importante para gente. O primeiro presente de namoro que ganhei do Bruno foi uma viagem para lá. É um lugar mágico, onde recarregamos as energias", diz Giovanna Ewbank.

Noronha une preservação ambiental e diversão

Além das praias, baías e natureza riquíssima, Noronha também reserva outras surpresas para os turistas. São 500 anos de história, que tornam o Arquipélago, além de um Patrimônio Natural, um verdadeiro Patrimônio Histórico que merece ser visitado e, sobretudo, preservado. Conheça, nesta seção, um pouco mais sobre Fernando de Noronha, desde sua preservação, passeios e até a gastronomia. O arquipélago de Fernando de Noronha é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Cada área protege o meio ambiente para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana. Não só as praias e passeios atraem e garantem a diversão da visita a Noronha.

O Arquipélago também oferece aos turistas uma rede de restaurantes onde se pode desfrutar desde a culinária regional mais simples até os pratos mais requintados, com destaque para os frutos do mar. Já os bares são ótimas opções tanto durante o dia como à noite, seja para aproveitar o sol e as praias ou para diversão noturna, que também é um forte atrativo turístico para quem for visitar a região.


NÃO DEIXE DE CONHECER


praia do sancho fernando de noronha cred daniel villa a 1 3054Praia do Sancho: A baía foi eleita pela quarta vez a melhor praia do mundo. O Sancho faz parte da área do Parque Nacional Marinho e é a única praia brasileira entre as 25 melhores de 2019. A votação foi realizada pelo site TripAdvisor e feita entre viajantes.
(Foto: Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo)



praia da atalaia fernando de noronha cred daniel villa a 4 3056Praia da Atalaia: Protegida por recifes, a praia forma uma piscina natural na maré baixa. O Instituto Chico Mendes controla o acesso, possível com um guia credenciado. O uso de protetor solar é proibido e pode ficar apenas 30 minutos mergulhando.
(Foto: Daniel Villaça/Gazeta de S,Paulo)



forte fernando de noronha cred daniel villa a 3064Forte dos Remédios: O Forte Nossa Senhora dos Remédios, ou só Forte dos Remédios, foi construído em uma grande colina no século 18 e fica sobre uma colina a cerca de 45 metros acima do oceano.
(Foto: Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado